Comentário: Sobre a tranquilidade dos líderes

Uma das características mais importantes em alguém que possui a responsabilidade de liderar é transmitir tranquilidade. Quando um pai, uma mãe, um governante, uma governante, gestores, transmitem tensão e nervosismo aos seus, criam um ambiente pesado, carregado de medo e inibidor de toda criatividade. Evidentemente que muitas outras características são necessárias para uma boa liderança, mas essa é fundamental.

 

Percebo, nitidamente em meus filhos, que ao menor indício de intranquilidade de minha parte o ambiente deteriora-se. Vislumbro em seus olhos uma tensão negativa que os deixa com “ruídos” no coração e na mente.
Verifico nos empresários essa mesma tensão quando os governantes, em vez de transmitirem clareza e assertividade, transmitem ruptura, agressividade e desequilíbrio. Empresas inibem investimentos, a criatividade desaparece, bolsas caem, colaboradores ficam tensos e com medo de perderem seus empregos. André Comte-Sponville, filósofo francês, diz que a felicidade é o vislumbre de uma alegria possível, portanto que nossas “lideranças” percebam a necessidade de oferecer ao mercado um cenário que permita aos empresários o vislumbre dessas alegrias.
Empresários que por qualquer motivo “perdem a cabeça” e, aos gritos, tentam impor suas opiniões e autoridade, não fazem mais do que prejudicar o ambiente de suas empresas, fazendo com que os colaboradores percam a iniciativa, a criatividade e alegria de trabalhar.
Professores…sejam firmes com os alunos, mas façam com que percebam uma autoridade solidária, prestativa, amigável e carinhosa, para que possam confiar com tranquilidade em seus mestres.
O mundo carece dessa paz para que se torne mais humano, o cenário econômico para que prospere, alunos para que aprendam e filhos para que cresçam mentalmente saudáveis, sem medo dos pais e da vida.

palestrante@marcocassel.com.br