Comentário: Seja a mudança que você quer para o mundo

Hoje, ao entrar no Facebook os posts sobre política saltam aos olhos. Corrupção, impunidade, e insatisfação. Não falo de partidos, pois o desgosto está na oposição e na situação. Confiamos em pessoas para nos representar, mas que geralmente não suprem as nossas expectativas. Diante disso, questões como “eu faria diferente” são levantadas.
Quero convidar você a refletir sobre as palavras “eu faria diferente” e trazer esta questão para a vida diária. Você não é político, mas é cidadão deste país. Queremos que a vida seja justa conosco, mas poucas vezes estamos dispostos a ser justos de volta…
Entre as minhas tentativas de deixar o mundo mais justo, quero destacar duas causas: proteção animal e a preservação do meio ambiente. Existem muitas dúvidas sobre o papel das prefeituras, associações e das ONGs e frequentemente passamos a responsabilidade adiante. O artigo 225 da Constituição Federal diz que “o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos. E cabe ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. É nossa responsabilidade individual também e não só dos governos.
Minha esposa sempre usava canudo plástico nas bebidas. Até o dia que eu contei que o plástico polui rios e mares e levam mais de 100 anos para se decompor. Foi fácil para ela escolher entre usar o canudo plástico ou se sacrificar só um pouquinho. É uma atitude mínima, mas que faz diferença.
Outro problema constante á o abandono animal. Muitas pessoas acreditam que um canil municipal seria a solução. Quando visitei cidades com canis, os relatos eram os mesmos. Com o canil a taxa de abandono duplicou. Os cães eram largados TODOS OS DIAS na frente do canil porque agora “a prefeitura cuida”. Mais de 1000 cães, doenças, brigas, mortes, desespero e sofrimento, presos em jaulas todos os minutos de todos os dias. De quem é a culpa? De quem não consegue dar conta 1000 cachorros ou de quem abandona um?
Você pode ajudar. Pode denunciar ou fazer da sua casa um lar de passagem. Pode doar ração, remédio, cobertores, tratamento veterinário. Pode não usar mais canudos de plástico. Pode adotar. E se não puder fazer nada disso, pode ensinar aos seus filhos como respeitar os animais e preservar o planeta! Um esforço coletivo é capaz de realizar uma mudança de cenário. Não passe a responsabilidade adiante, faça a sua parte. Seja você a mudança que você quer no mundo!

Nota da Redação: Opiniões e comentários publicados na página 2 da edição impressa, bem como reproduzidos neste meio digital, são de inteira responsabilidade do autor. Eventualmente poderão ser resumidos.