Com 21 anos, vereador mais jovem eleito no Paranhana é de Taquara

Taquara – Estreante em eleições, sem padrinhos políticos e cargo público, o vereador eleito em Taquara Junior Eltz (PSB) tem outro mérito a listar: será o parlamentar com menos idade no Vale do Paranhana na próxima legislatura. Com apenas 21 anos, Eltz se consagra como um dos mais jovens da história da cidade.

Foram 547 votos que garantiram a cadeira do jovem político na Câmara para ser base da prefeita eleita Sirlei Silveira, colega de partido. Morador da localidade de Pega Fogo, Eltz terá sua atuação pautada por demandas das comunidades do interior, que constituem sua base eleitoral. Entre as principais necessidades, ele identifica a falta de empregos no setor industrial e a baixa qualidade das estradas. “O nosso povo do interior tem emprego, mas não tem uma indústria, uma firma, um atelier. Precisamos ter políticas públicas para trazer o emprego para o interior”, pontua. Além disso, diz que irá lutar para que os postos de saúde tenham mais remédios e especialidades a oferecer.
Ser eleito com 21 anos, fala Eltz, “mostra o anseio da comunidade pela renovação na política.”

Partido Socialista Brasileiro

O vereador eleito conta que optou pela sigla PSB depois de receber convite da prefeita eleita, Sirlei Silveira. “Achei um bom partido, com um projeto bom de desenvolvimento de Taquara”, frisa. “Queremos aumentar o emprego na cidade. Tendo emprego e renda, nós vamos conseguir ter recursos para uma saúde melhor, uma estrada melhor e uma cidade melhor em todas as áreas.”

Entrevista com Junior Eltz, Vereador eleito pelo PSB em Taquara

Repercussão Paranhana: Antes da campanha, tinha histórico de envolvimento com a comunidade ou com a política?
Junior Eltz: Sempre enfatizo que minha eleição foi muito do povo, a população pegou junto na campanha e me ajudou porque eu nunca tive cargo político na prefeitura. Muitas vezes, o cargo político ajuda o candidato a ter mais visibilidade, ser mais conhecido por fazer alguma coisa pelo povo. Eu nunca tive isso, mas sempre tive minha luta com a comunidade através de abaixo assinados, e de reivindicação na internet por melhorias para o interior. Sempre digo que minha eleição foi uma surpresa porque nunca tive parente ou familiar político que viesse fazer o apadrinhamento. Minha eleição foi na cara e na coragem.

RP: Qual vai ser teu foco de atuação na câmara? A principal bandeira?
JE: Minha principal bandeira é lutar por todo o povo taquarense, trazendo melhorias para a saúde, principalmente o nosso hospital de Taquara. Também quero lutar pelo povo do interior. Minha luta vai ser muito pelo povo do interior. Por melhorias nas estradas. Minha principal bandeira vai ser o desenvolvimento econômico da cidade de Taquara. Geração de emprego e renda para o nosso povo. Vemos muitos moradores da cidade indo trabalhar em cidades vizinhas e não tendo emprego em Taquara.

RP: Quais tuas aspirações políticas para os próximos anos?
JE: A gente tem bastante sonhos e projetos. Quem não quer chegar mais além, né? A gente quer, mas indo com calma. Na campanha sofri bastante por eu ser novo, diziam que eu não teria experiência e conhecimento para ser um vereador. Não tenho mesmo muita experiência e conhecimento, mas uma coisa que carrego comigo é a humildade. A humildade para aprender com as pessoas com mais experiência e isso agrega conhecimento. Quem sabe escutando as pessoas e os anseios a gente vá mais além. Mas, primeiramente, quero lutar e honrar os 547 votos que recebi e lutar pela minha vereança.