Coluna Poder: Lideranças unem esforços e buscam meios alternativos para setor de eventos e artes

Duas agendas de lideranças da região foram organizadas para tentar encontrar estratégias para reduzir os impactos de empresários do setor de eventos e famílias ligadas à classe artística. Recentemente, em agenda do vereador de Parobé, Gilberto Gomes, com o deputado estadual, Sergio Peres (ambos do Republicanos), o assunto foi discutido. “A categoria sempre esteve disposta a seguir todos os protocolos sanitários necessários à prevenção do contágio, inclusive com restrição de público. Apelamos para a sensibilidade do Poder Executivo Estadual em relação às famílias que dependem desse trabalho para garantir a própria sobrevivência”, defendeu o vereador. Sergio Peres garantiu atenção ao pleito, que será levado ao governo do Estado por requerimento com representantes da área de eventos. “Acreditamos que é possível enfrentar a Covid-19, sem massacrar o cidadão que precisa trabalhar para pagar suas contas”, ponderou o deputado.

Por sua vez, o deputado estadual, Issur Koch (PP), participou de encontro com o governador, Eduardo Leite, e pediu sensibilidade ao governador em relação às novas restrições determinadas pelo Comitê de Crise – que se encerram dia 14 – para conter o contágio de coronavírus. “Peço que o governo tenha um novo olhar para não punirmos a classe artística e aqueles que precisam trabalhar. Toda profissão que coloca comida na mesa é digna e precisa ser respeitada. Para cada artista que está no palco, existem outros dez profissionais dando suporte”, enfatizou.
Leite disse que a partir de 15 de dezembro poderão ser estabelecidos novos protocolos para que eventos e encontros, mesmo bares e restaurantes, possam ter algum grau de relaxamento.

Os impactos no setor de eventos desencadeou um efeito dominó em centenas de profissionais liberais. Os mais afetados estão as casas de eventos, o setor de floriculturas, comércio de bebidas, profissionais liberais que atuam em centros estéticos, maquiadoras, profissionais do setor de som e imagem, profissionais que atuam no aluguel de brinquedos, aluguel de roupas, lojas e fotógrafos, entre outros.