Candidatos de Igrejinha promovem debate de alto nível no Grupo Repercussão

Igrejinha – O debate do Grupo Repercussão entre os dois candidatos à prefeitura do município promoveu ao cidadão igrejinhense uma troca de ideias e propostas de alto nível. Durante os seis blocos do embate entre Leandro Horlle (PP) e Guto Scherer (MDB), os prefeituráveis tiveram a oportunidade de apresentar seus principais projetos para a cidade de Igrejinha e questionar o adversário a respeito das incongruências.

O debate foi dividido em seis blocos. Em todas as etapas a ordem de participação foi definida por sorteio, realizado ao vivo. No primeiro bloco, os candidatos fizeram suas considerações iniciais e responderam perguntas elaboradas pela reportagem do Jornal Repercussão. No segundo, terceiro e quarto, os concorrentes puderam fazer perguntas entre si, com temas livres, seguindo a ordem de pergunta, resposta, réplica e tréplica. Nos dois últimos momentos, os políticos falaram sobre suas prioridades caso sejam eleitos e deixaram uma mensagem final para os telespectadores.

O debate está disponível nas mídias sociais do Grupo Repercussão. Para acessar no Facebook, clique aqui. Para acessar pelo Youtube, clique aqui.

Quais foram os compromissos assumidos pelos candidatos no debate

Guto Scherer, do MDB

O candidato Guto afirmou que possui muitas propostas para o município, muitas sugeridas pela população através de um sistema on-line, por onde garante terem recebido mais de mil sugestões após visitas aos bairros. “Nosso plano é fruto da opinião dos moradores”, disse. Scherer explicou que o foco das propostas é em quatro grandes áreas, divididas em 15 eixos. No debate, o candidato afirmou ter projetos para a geração de novas oportunidades de trabalho. “É triste entrar na casa das pessoas e ver só uma trabalhando. Quando eu for prefeito, quem quiser investir vai ser bem tratado. Não adianta abrir outro polo industrial e não dar estrutura adequada, temos diálogo com os empresários e vamos valorizá-los. Temos carta de propostas para que as grandes indústrias voltem a investir em Igrejinha”, afirmou. Além disso, o candidato emedebista ressaltou a criação de um fórum de debates para iniciar diálogo para política de desenvolvimento. “Queremos um programa amplo para atender todos os empreendedores. Vamos criar a Casa do Empreendedor para ter agilidade de ação”, disse. Na área da educação, o candidato afirmou estar motivado porque “quer ser o gestor que revolucionou a educação”. Para isso, Guto propõe a implantação do ensino integral gradualmente. “Os investimentos podem ser feitos e podemos seguir modelos que dão certo, como Canela. Temos projeto para a Escola do Futuro. EMEI Professora Ida Maria Krupp (EMEI Pink) e EEEF Promorar serão integradas, e vamos colocar laboratórios de ciências e robótica”, afirmou.

Leandro Horlle, do PP

O candidato Leandro disse que uma nova estrutura de saúde no centro está entre suas principais propostas. “Precisamos recuperação e temos expertise necessária”, avaliou. Sobre infraestrutura, o candidato afirmou que usarão a mesma tática usada na construção do novo prédio da prefeitura, que foi a venda do atual imóvel para construção de um futuro prédio em outro local e em outro terreno. Assim, outra proposta do candidato é a construção de um novo prédio para a EMEF Hilário Nestor Backes. “A atual escola só conta com séries iniciais, forçando deslocamento para outra escola da região. Principal meta é a construção desse novo prédio para beneficiar moradores da região”, disse. Além disso, Leandro projetou o investimento em placas de energia solar nos espaços públicos, com o objetivo de reduzir os gastos orçamentários. “Reduzimos os gastos públicos que ajudaram na execução de obras que antes não eram possíveis, pois não tínhamos recursos. Agora se sonha com o que não era possível. Iniciamos investimento na iluminação LED e as placas solares vão reduzir gastos públicos”, atestou. Por fim, o candidato reafirmou o compromisso da estrada da Serra Grande, que, segundo o entendimento de Leandro, é estratégica para o turismo de Igrejinha.