Câmara de Parobé realiza sessão com vereadores mirins eleitos nas escolas

Ao fim da sessão, vereadores mirins receberam diploma pela eleição. Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – Após meses de envolvimento e preparação, o projeto que elegeu vereadores mirins no município de Parobé teve o seu momento mais importante na noite de terça-feira (11): a sessão de posse dos pequenos representantes das escolas municipais. Foram 17 alunos que puderam experienciar nas últimas semanas o dia a dia de um vereador, passando por campanha, elaboração de propostas e oficinas sobre os processos legislativos.

A divulgação do projeto aconteceu em todas as escolas municipais ao longo de junho e julho, feita por uma comissão de servidores do Legislativo e por vereadores. Ao longo de agosto, as eleições foram realizadas dentro das instituições de ensino, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano. Já em setembro, os eleitos — mais votados em suas escolas — visitaram a sede do Legislativo para conhecer o funcionamento de cada setor, assim como o trabalho desenvolvido pelas comissões. As reuniões também discutiram a viabilidade das ideias de cada um dos representantes mirins.

Por fim, na sessão que marcou o encerramento do projeto, os estudantes ocuparam as cadeiras dos vereadores no Plenário Municipal e apresentaram suas ideias e projetos, em uma reunião transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara. A sessão se encerrou com a entrega dos diplomas aos eleitos.

Autor do projeto
Presidente da Câmara e autor do projeto, o vereador Marquinhos Friedrich (PDT) comemorou os resultados do projeto. “Desde o início tivemos a intenção de envolver os estudantes, ensinar o que faz o Poder Legislativo e despertar o espírito de liderança. O projeto foi um grande sucesso, em todos esses sentidos”.

Veja os eleitos e as escolas
Cirineu de Oliveira – Artuíno Arsand; Pedro Cerveira – Diniz Martins; Ana da Rosa – Getúlio Dornelles; Brayan Bueno – Idalino; Claiton Motta – Angelo Pandolfo; Poliana Bitelo – João Muck; Hellen dos Santos – Jorge Fleck; Danielly Salles – Leopoldo Willers; Délcio Teodoro – Maltus; Guilherme Vargas – Maria Francisca; Andriely de Bueno – Moisés Mosmann; Carolaine Pinheiro – Pe. Afonso Kist; Guilherme Gomes – Ana Maria Fay; Lucas Fogaça – Marieta Melita; Andrio Javares – Noemy; Otávio da Silva – Romilda Sibel Renck; Giovana de Oliveira Ribeiro – Teresinha Ivone Homem.