Câmara de Parobé aprova moções de apoio a bombeiros e Brigada Militar

Moções foram os únicos projetos votados na última sessão. Foto: Eduarda Rocha

Parobé – A modernização do plano de carreira da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e a idade para ingresso nas corporações foram tema de duas moções aprovadas na Câmara de Vereadores de Parobé na terça-feira (29). Embora os parlamentares tenham discutido outros assuntos em suas falas na tribuna, esses foram os únicos projetos votados da sessão.

Ambas as moções foram apresentadas pelo vereador Betinho (PDT). Na justificativa do texto de apoio a mudanças no plano de carreira, o autor justificou que a proposta visa dar apoio ao pleito dos policiais de nível médio da Brigada Militar, que buscam melhoria nas condições de trabalho e remuneração, através de um plano de modernização da carreira. “Sabe-se que, atualmente, inexiste plano de carreira específico para os militares estaduais de nível médio, o que vem acarretando prejuízo aos servidores, em especial pela inconstância das promoções e, sobretudo pela inexistência de previsão legal para tanto”, argumenta o parlamentar.

Ele frisa, ainda, que a falta de uma previsão legal, com critérios específicos para as promoções, causa prejuízo emocional aos policiais militares e familiares, e, por consequência, tende a refletir no desempenho das atividades policiais, fragilizando a segurança da população.

Alteração na idade

A segunda moção apoia a alteração na idade-limite para o ingresso nas carreiras da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Atualmente, o estabelecido é de idade máxima de 25 anos para soldado e 29 para oficiais. O texto defende que o limite seja estendido para 35 anos. “É pertinente e necessária a alteração para impedir a ocorrência de injustiças por parte da Administração Pública, assim como as cometidas em concursos públicos que inviabilizam, por conta da idade, o acesso a cargos públicos a candidatos que almejam integrar os quadros da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar.” As duas moções foram aprovadas por unanimidade entre os vereadores.

Prêmio “Saúde Nota 10”

Na mesma sessão, começou a tramitar no plenário um projeto de resolução de autoria do vereador Marcelo Pereira dos Santos (PDT) que institui uma premiação para servidores da área da saúde. A proposta é de que o reconhecimento ocorra uma vez por ano, no dia 7 de abril, em Sessão Solene da Câmara Municipal. Na oportunidade, simbolicamente, serão homenageados servidores da área da saúde indicados pelo secretário de Saúde, diretores e coordenadores. Serão homenageados um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, independente do setor onde trabalharem, e um profissional por setor.

“O prêmio tem como objetivo prestar homenagem aos servidores da área de saúde que sejam destaque em sua profissão, durante o ano decorrido em que comprovarem eficiência, zelo e profissionalismo pelo trabalho em sua função”, menciona a resolução.

Os critérios propostos para a escolha são os seguintes: assiduidade; pontualidade; compromisso com a unidade onde trabalharem; convívio com colegas; busca de aperfeiçoamento profissional; competência no exercício profissional.