Câmara de Parobé aprova custeio para estudantes em feiras científicas

Foto: Divulgação

Parobé – A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária de terça-feira (18) o projeto de lei Nº 026, enviado pela Prefeitura para custear as despesas de viagem de alunas e professores da escola EMEF Jorge Fleck, que irão representar o município em eventos de ciência e tecnologia nos estados do Ceará e Pernambuco. O valor do repasse será de até R$ 19,5 mil e o professor responsável deverá prestar contas do dinheiro gasto em até 30 dias após o encerramento de cada um dos eventos.

O grupo de alunas foi qualificado para participar após conquistar o primeiro lugar na edição de 2020 da ExpoNacional Milset Brasil e da Expoceti – Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação, que ocorreram de forma virtual.

A proposta do Executivo foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares. Durante a sessão, o vereador Dari da Silva (PL) expressou que o projeto é um incentivo para a educação. “A gente vota esse projeto com muita alegria, porque é mais um projeto voltado para a educação. A Secretaria de Educação, já há alguns anos, estimula as feiras. Sempre teve a FEICIPA e as feiras regionais. Minha filha já participou de uma em São Paulo. Então vejo a importância da participação dos alunos da nossa rede municipal”, declarou.

O vereador Gilberto Gomes (Republicanos) também valorizou a proposta durante a discussão sobre o texto. “É um projeto importante, de apoio e incentivo à educação. E é só apoiando a educação que a gente vai conseguir construir o futuro da nossa cidade”, manifestou.

A liberação dos recursos ocorrerá somente diante da confirmação dos eventos, que devem ser realizados entre os dias 25 de maio e 5 de junho.

Fiscalização em abatedouros
O Legislativo também chancelou o projeto de lei Nº 027, que prevê a contratação de mais um médico veterinário para fazer o acompanhamento do abate de animais em frigoríficos. Conforme a justificativa de Prefeitura no projeto, o município possui estabelecimentos com inspeção permanente, o que exige a presença do profissional antes e depois das atividades de abate. Além das inspeções em frigoríficos, o veterinário fará vistorias em supermercados, açougues e outros estabelecimentos que comercializem produtos de origem animal.

A escolha do profissional se dará mediante lançamento de Edital de Seleção Pública prévio pela Prefeitura, o qual deverá prever, dentre outras regras, os critérios de seleção e contratação.