Câmara de Parobé aprova contratação de motoristas para transporte escolar

Em fevereiro, Executivo adquiriu dois novos ônibus para a frota municipal, que agora tem sete veículos. Foto: Divulgação

Parobé – Em razão da volta às aulas presenciais e da necessidade de ofertar transporte coletivo a estudantes da rede pública, a Prefeitura de Parobé irá contratar emergencialmente motoristas para a Secretaria de Educação. A autorização foi dada pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária de terça-feira (25) com aprovação do projeto de lei Nº. 024, de 07 de maio de 2021, por unanimidade entre os vereadores presentes.

Na mensagem de apresentação do texto, o Executivo destaca que não possui profissionais concursados para o cargo. “Cabe Ressaltar que a Secretaria de Educação possui quatro carros (ônibus), sendo que no momento não tem nenhum motorista para estes, e com a volta das aulas presenciais, estes carros serão utilizados para as linhas que são executadas pelo município”, diz parte da matéria.

A lei aprovada prevê a contratação de até quatro profissionais, com carga horária de 40 horas semanais e salário de mais de R$ 1500 pelo período de um ano, podendo haver renovação por iguais períodos até o limite de dois anos.

Conforme a Prefeitura, as linhas serão realizadas durante os turnos da manhã, tarde e noite, compreendendo as escolas de ensino fundamental e EJA (NEJAP) da zona urbana e do interior, e também as escolas estaduais.

Vereadores avaliaram projeto como necessário em um contexto de retomada do ‘normal’
Durante a discussão da matéria, o vereador Dari da Silva (PL) afirmou que o projeto se faz necessário porque “conforme nós estamos acompanhando, aos poucos a gente vai voltando à normalidade e a Secretaria de Educação também.” E completou: “é um anseio que acredito que toda comunidade tem, de que sejam retomadas as aulas e nesse momento faltam os profissionais para fazer o transporte das crianças através dos ônibus da prefeitura.”

O vereador Maicon Bora (PL) também endossou a importância, dizendo que nas últimas semanas recebeu diversas mensagens falando sobre pontos em que o transporte não está passando.

Frota escolar ampliada em 2021
Desde o início do ano, quatro ônibus novos chegaram ao município. Dois deles foram adquiridos pelo Executivo e outros dois repassados pelo governo do Estado através de emenda do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos).

A compra feita pela Prefeitura foi de dois ônibus rurais pequenos, modelo Volare Ore 1 4×4, que foram adquiridos pelo valor de R$ 274.000,00 cada. Os veículos contam individualmente com a capacidade de 31 estudantes sentados. Climatizados, os transportes têm ainda uma plataforma elevatória veicular para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os outros dois veículos zero quilômetro recebidos por Parobé são parte de uma leva distribuída pelo Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) efetuou a concessão de uso de 46 ônibus rurais escolares para 41 municípios gaúchos.

Com isso, o município mais que dobrou sua frota em 2021, passando de três para sete transportes coletivos para a educação.

“Esses veículos servirão aos nossos estudantes, oferecendo mais dignidade e conforto no transporte até a escola, com economia dos gastos que despendemos com a locação de transporte para esses estudantes”, declarou o prefeito Diego Picucha.