Câmara de Parobé apresenta balanço financeiro referente ao ano de 2023

Parobé – No início de mais um mandato, a Câmara de Vereadores de Parobé, na figura de seu presidente, o vereador Betinho (PDT), realizou a prestação de contas do ano de 2023. A oportunidade ocorreu na manhã de sexta-feira (2), no prédio do Legislativo.

 

O momento foi convocado pelo presidente Betinho e a reportagem do Grupo Repercussão compareceu para acompanhar os esclarecimentos do último ano. No diálogo, integrantes da Mesa Diretora da Câmara parobeense também estiveram presentes e colaboraram para divulgação das finanças de 2023.

Durante o pronunciamento, o Legislativo apresentou os R$ 23 milhões aprovados pelos vereadores, os quais se configuram no formato de financiamentos. Através destes, foram citados os trabalhos de reforma em praças públicas, construção de complexos esportivos, pavimentações e o erguimento da usina de energia solar, capaz de suprir 100% da iluminação pública da cidade, conforme Betinho.

Também foram tratadas as aplicações financeiras internas da Câmara. Neste sentido, Silmar Gemelli, coordenador de serviços internos da Câmara e discursante dos valores do último ano, mencionou a aquisição de Tablets para o Plenário, novas câmeras de monitoramento, a qualificação dos servidores, com capacitações sobre a nova lei de contratos e licitações, entre outros investimentos.

Valores e projetos

Outro dado destacado durante a reunião teve relação com as tratativas realizadas na Câmara de Vereadores. Neste sentido, foram aprovados R$ 23 milhões em financiamentos, recursos para: Usina de Energia Solar, que vai suprir 100% da iluminação pública da cidade; reforma de diversas praças; construção de complexos esportivos; e pavimentação de diversas ruas.

No espaço concedido aos questionamentos, Betinho foi indagado sobre a votação de salário para a próxima Legislatura, assunto recorrente nos anos de eleições municipais, e que define os valores dos vencimentos do próximo prefeito, vice, secretários municipais e, até mesmo, vereadores. “É um tema bem tranquilo. Existe um Lei Federal, está na constituição brasileira, Art. 29. Eu enfrento isso com muita naturalidade, porque assim como eu defendo o salário do trabalhador, eu defendo, também, a nossa categoria”.

Sobre os salários, Betinho lembra que até março a proposta referente ao tema deverá ser apresentada, mas destaca que possui projetos que vão ao encontro do tópico. . Na contrapartida, eu, vereador Betinho, tenho algumas propostas para apresentar para a Casa Legislativa com relação ao reajuste dos salários dos vereadores. Dizendo isso, uma delas (propostas) e de reduzir o número de vereadores, um Projeto de Lei que reduz o número de vereadores de 15 para 9, e que reduz, também, o número de assessores”.

Investimentos na estrutura interna

– Troca de todo o cabeamento de internet
– Sistema com internet aberta e ilimitada
– Novo sistema interno de telefonia
– Tablets para o Plenário
– Novas câmeras de monitoramento
– Nova Câmeras para transmitir sessões
– Novos computadores para os servidores
– Conserto da porta automática da recepção
– Substituição de todas as baterias e pilhas por recarregáveis
– Qualificação dos servidores, com capacitações sobre a nova lei de contratos e licitações