Câmara aprova mudança em escolaridade para cargo de educador em Parobé

Plenário da Câmara Municipal de Parobé. Foto: Matheus de Oliveira

Por Matheus de Oliveira/Câmara de Vereadores de Parobé

Diante da dificuldade em encontrar interessados para as vagas no quadro de educadores da Secretaria de Assistência Social, o Executivo de Parobé enviou à Câmara um projeto de lei alterando para o nível médio a escolaridade exigida para o cargo. Até então, apenas diplomados do ensino superior podiam participar dos processos seletivos. O texto foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (21) e aprovado por unanimidade entre os vereadores.

Na mensagem ao projeto de lei, a Prefeitura explica que no início do ano foi realizado um processo seletivo que aprovou 67 candidatos, e todos já foram convocados após sucessivas desistências. Já o segundo processo realizado no ano contou com apenas sete aprovados, tendo um já manifestado desistência do cargo. Das 18 vagas previstas para a função, a secretaria possui atualmente 14 contratados — entre os quais quatro já protocolaram pedido de demissão.

“As outras leis de contratação emergencial já previam apenas o ensino médio. O Executivo tentou qualificar o serviço e colocar a exigência de ensino superior, mas a gente sabe que pelo salário dificilmente alguém com ensino superior vai disputar a vaga”, pontuou o vereador Dari da Silva (PL) minutos antes da apreciação em plenário.

 

“Saúde Nota 10”

O Legislativo também chancelou a proposta do vereador Marcelo Pereira (PDT) de instituir anualmente uma premiação em homenagem aos profissionais da saúde. O texto aprovado com voto favorável de todos os vereadores especifica que o prêmio “Saúde Nota 10” ocorrerá no mês de abril, em sessão solene na câmara.

“O prêmio tem como objetivo prestar homenagem aos agentes da área de saúde que sejam destaque em sua profissão, durante o ano decorrido em que comprovarem eficiência, zelo e profissionalismo pelo trabalho em sua função”, justifica Marcelo.

Serão homenageados um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, independente do setor onde trabalharem, e um profissional por setor.