Após sinal verde da Fepam, depósito de resíduo calçadista terá nova função em Três Coroas

Ao longo de 12 anos, local funcionou como Aterro de Resíduo Industrial Perigoso (ARIP) Foto: Grasiela Huff/SICTC

Por Jauri Belmonte

TRÊS COROAS – Com passivo ambiental zerado desde o ano de 2021, o depósito de resíduos industriais de Três Coroas terá uma nova finalidade em breve. Isso porque a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na última semana de março, um termo declarando o encerramento da utilização desta área como Aterro de Resíduo Industrial Perigoso (ARIP).

No mesmo documento com data de 24 de março, a Fepam informa que o uso da área fica à disposição de resíduos sólidos da construção civil, o que inclui reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético. A partir de agora, a ideia da prefeitura é usar o espaço para a trituração de galhos e de coletas feitas na parte urbana, para, então, fazer a compostagem.

“Estamos entregando a área recuperada ao município, sem nenhum resíduo armazenado no local. Isso é algo raro. Tudo foi encaminhado para coprocessamento”, comemora Grasiela Rutiel Huff, gestora ambiental e responsável técnica do SICTC. “Agora vamos gerar um composto rico, que também poderá ser usado por produtores rurais”, completa.

Prefeitura aguarda tamponamento
Entre os anos de 2000 e 2012, a área de 8 hectares, que fica no Morro Ceroula, funcionou como ARIP. Todas as semanas, cargas de resíduos calçadistas eram depositadas no local por fábricas associadas ao Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC). A área havia sido cedida pela prefeitura ao sindicato. De 2012 em diante, o sindicato passou a fazer o coprocessamento dos resíduos, esvaziando valas e transportando esses resíduos para serem devidamente queimados. Agora, a prefeitura aguarda o sindicato fazer o tamponamento dos buracos que foram feitos no terreno e devolver a cedência. Isso pode levar entre 40 e 60 dias.

Nas entrelinhas
“É uma conquista para todos. Pois desde que assumimos a gestão, pressionamos a Fepam para conseguir a finalização e ter o termo de encerramento”, fala Fabiel Sturm, secretário de Planejamento e Meio Ambiente

“É um momento honroso. Para o setor industrial de Três Coroas é ótimo entregarmos um espaço sem passivo ambiental. Isso mostra a nossa responsabilidade com o meio ambiente”, explica João Batista, presidente do SICTC.