Aniversário de Três Coroas: Devolver a confiança dos agricultores

“Fazer os agricultores entenderem que a cooperativa é algo que vai facilitar a vida deles, pois assim, a Prefeitura consegue dar mais suporte a esse setor”. A afirmação é do vice-prefeito e secretário de Agricultura de Três Coroas, Irineu Feier. Ele comenta que uma das dificuldades de Três Coroas é conseguir, de forma financeiramente viável, uma cooperativa que dê o selo de procedência e registro aos produtos locais, como embutidos e derivados.

 

Hoje, há um frigorífico que poderia ser utilizado para dar esse selo aos produtos. Ele fica na Estrada Geral da Serra Grande, a cerca de 17 quilômetros da região central do município. Há a possibilidade de ser feito um convênio com o estabelecimento e deixar à disposição para os produtores locais legalizarem os seus embutidos.

Porém, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Paulo Port, é inviável para o produtor levar um animal para abate até o local, devido ao transporte.

Ainda de acordo com Paulo, mudanças bruscas na legislação federal, feitas em meados de 2017, favoreceram apenas as grandes produtoras de carne e embutidos. “Isso vem lá de trás, não é do nosso município o problema. Foi mudada a legislação federal, a qual favorece as grandes empresas e desfavorece o pequeno produtor”.

A partir destas limitações, a Prefeitura busca novos caminhos, e para realizar essas mudanças, são mantidos contatos com deputados federais. Paulo comenta que os primeiros procedimentos que devem ser feitos são alterações nas leis federais. “Nós só podemos dizer que as coisas vão a diante se a gente conseguir mexer nas leis lá de cima (federais), pois a lei vem de cima para baixo”.

Umas das medidas tomadas pela Prefeitura com relação aos produtores locais é o subsídio na aquisição de sementes e mudas de árvores, além de alevinos. A produção de silagem recebe o auxílio da Administração, que destinou esse ano seis tratores para os trabalhos no interior.

Para 2022, cerca de duas toneladas foram estocadas, que vão servir de alimento para os animais criados na zona rural.

Irineu Feier, vice-prefeito de Três Coroas e secretário de Agricultura
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Três Coroas, Paulo Ricardo Port

 

 

 

 

 

 

 

Feira local para desenvolver o setor

Três Coroas conta com a Expofeira, que é realizada em julho, e a Prefeitura está buscando uma maneira de regularizar os embutidos produzidos no município para que ocorra a comercialização. A última edição ocorreu em 2019, antes da pandemia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Paulo Port, os produtores de Três Coroas acabaram por diversificar as suas produções, com o fim de conseguir manter uma entrada de renda durante todo o ano. Isso acontece pois não é viável, atualmente, investir em apenas um tipo de cultura, que vai gerar uma renda anual ou trimestral.

Apesar disso, o mel consegue ter saída relevante em Três Coroas, alcançando uma média de produção de 10 toneladas por ano.

Por Weslei Fillmann