Ainda faltam colaboradores para as eleições municipais na região

Alguns locais de votação também mudaram no pleito de 15 de novembro. Foto: Divulgação

Região – Marcada para acontecer no dia 15 de novembro, as eleições municipais de 2020 continuam sendo um desafio para os órgãos da Justiça Eleitoral. Após a definição por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de uma série de regras para garantir a segurança de mesários e eleitores, a dificuldade é de fechar o quadro de colaboradores. Há menos de um mês do pleito, ainda faltam mesários na região.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Taquara, que abrange Parobé, Riozinho e Rolante, até terça-feira (13) faltavam 110 pessoas para completar os postos nas zonas eleitorais. Dos participantes convocados, aproximadamente 100 pediram afastamento. Nas quatro cidades, são necessários 1.200 colaboradores.

O problema não é compartilhado pelo cartório de Igrejinha. Respondendo também por Três Coroas, o órgão afirma que todas as vagas estão completas. “Em Igrejinha, são 300 mesários e 26 administradores de prédio; em Três Coroas, são 212 mesários e 17 administradores de prédio, mais 17 escrutinadores que trabalham para a Zona Eleitoral, ou seja, para ambos os municípios”, informa. O cartório conta com o serviço de 553 voluntários e diz que, até o momento, apenas 20 solicitações de dispensa foram apresentadas, sendo 12 em Igrejinha e 8 em Três Coroas.

Entre os benefícios oferecidos para quem trabalhar no dia das eleições está a certificação de horas complementares, isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos e editais, direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado como mesário, sem perder salário.

Cartório de Taquara solicita voluntários
Pessoas que tenham interesse em colaborar nas eleições do dia 15 de novembro podem entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Taquara pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, no número 51-998899202, no horário das 12h às 19h, com seu nome completo e número do título. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira.

“Lembrando que os mesários não precisam votar aqui, (exemplo de quem não transferiu a tempo seu título), e as vantagens são: Horas complementares pra faculdade, Vale alimentação de R$ 40,00, duas folgas no trabalho e além disso ser mesário serve como critério de desempate em alguns concursos públicos, desde que esteja previsto em edital”, diz o órgão em nota à reportagem. “Ressaltamos que neste período não é possível fazer novos títulos, nem transferências de domicilio e que os mesários receberão um kit completo de equipamentos de segurança individual para o combate e prevenção do coronavírus.”

Mudanças em locais de votação

Em Igrejinha, todos eleitores que votavam na seção 04, na EMEF Fernandes Vieira (Localidade de Rochedo), passarão a votar na EMEF Lajeadinho.

Já em Três Coroas, os votantes que se dirigiam até a Sociedade de Canto 12 de Janeiro (Bairro Sander) passarão a votar na Escola Estadual Professor Augusto Roenau (Bairro Sander).

Ainda em Três Coroas, apenas uma parte dos eleitores que votavam no Ginásio Municipal de Esportes (Centro) passará para o Colégio Estadual 12 de Maio (Centro). Os que mudarão de local serão os eleitores das seguintes seções: 19, 20, 22, 26, 43 e 53. O número da seção consta no próprio título eleitoral da pessoa.