Sala de atendimento a mulheres vítimas de violência é inaugurada na DP de Três Coroas

Desde a quinta-feira (07) mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem contar com uma importante ferramenta no auxílio das suas necessidades no momento em que buscarem a polícia para a denúncia de crimes em Três Coroas.
A “Sala das Margaridas” foi inaugurada na delegacia de polícia da cidade e passa atender as vítimas, que desejarem registrar uma ocorrência, em um ambiente com características totalmente diferentes de um plantão policial. Neste espaço, as mulheres serão ouvidas por uma policial especialmente treinada, buscando sempre o atendimento humanizado com o intuito de romper o ciclo de violência existente.
A cerimônia contou com a presença da delegada Jeiselaure de Souza, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Rio Grande do Sul (Dipam); do Delegado Heliomar Franco, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil; Ivanir Caliari, titular da DP de Três Coroas; prefeito e vice-prefeito da cidade, Alcindo e Irineu; presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Feiten e demais convidados.

Mas afinal, do que se trata a Salas das Margaridas?

Delegada detalha indicativo

A diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Rio Grande do Sul (Dipam) revela o indicativo de casos subnotificados envolvendo crimes contra a mulher e destaca a importância do espaço. “Nós temos uma subnotificação de 90% dos casos de violência doméstica que não chegam ao conhecimento das autoridades e muitas vezes essas vítimas ficam em média 10 anos num relacionamento abusivo, sofrendo todo tipo de violência psicológica, até que ela crie coragem de romper o silêncio e procurar ajuda”, explica. “E muitas vezes é na delegacia de polícia a primeira porta de entrada que essa vítima encontra para pedir socorro, pedir ajuda para romper o silêncio”, conclui.
A delegacia de polícia de Três Coroas fica localizada na rua Jorge Augusto Dreyer, nº 177, no Centro da cidade, próxima ao Ginásio Municipal Armando Brusius.

Autoridades opinam sobre Sala das Margaridas em Três Coroas

 

Jeiselaure de Souza, diretora da Dipam. “Tenho sido testemunha desde que assumi a divisão de proteção e atendimento à mulher no estado, que a região é uma referência no engajamento e na formação de policiais no sentido de promover esses espaços de acolhimento.”

 

 

Heliomar Franco, delegado titular da Delegacia Regional da PC. “Agradecemos ao doutor Caliari por encampar essa ideia. Aqui na região de Gramado, nós já temos várias delegacias que contam com a sala e hoje estamos inaugurando aqui com muita alegria.”

 

 

Ivanir Caliari, delegado titular da DP de Três Coroas. “Contando com todo apoio que tivemos, contando sempre com novas ideias, abrindo as portas para que novas ideias possam colaborar com esse auxílio é que a gente com satisfação está inaugurando a Sala das Margaridas.”

 

 

Gabriel Feiten, presidente da Câmara de Vereadores. “Vejo como um grande avanço termos novamente a sala, além do engajamento por parte de toda a comunidade e dos órgãos responsáveis para que possamos criar uma rede de proteção para essas mulheres.”

 

 

Alcindo de Azevedo, Prefeito de Três Coroas. “Três Coroas está dando um passo à frente. A iniciativa vem ao encontro das necessidades das mulheres do nosso município e dos vizinhos. Então a Sala das Margaridas chega no município para somar”.