Problema na caixa de câmbio pode ter causado acidente com micro-ônibus escolar em Taquara

Veículo ficou cerca de 10 metros abaixo do nível da estrada da Grota, como é conhecida a via Foto: Divulgação

U ma possível falha na caixa de câmbio pode ter ocasionado o acidente com o micro-ônibus escolar no interior de Taquara, na tarde de segunda-feira (18). Ainda que o laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) não tenha sido concluído, a possibilidade foi levantada pelo motorista ao delegado Valeriano Garcia Neto, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que está à frente das investigações.
O acidente abalou a região e acendeu um alerta sobre o assunto. A própria prefeitura de Taquara, na manhã seguinte ao ocorrido, informou que a Maroto Viagens, terceirizada proprietária do veículo, foi notificada. O movimento tem o intuito de conceder a oportunidade de a empresa esclarecer a real situação do micro-ônibus envolvido e se, de fato, era o veículo que havia sido contratado, com as devidas vistorias exigidas no edital.
Agora, a empresa tem até cinco dias para responder à notificação.
No total, Taquara tem 53 linhas escolares que transportam mais de três mil estudantes da rede municipal.

Investigação deve ser finalizada após laudo do Igp

Sobre a investigação, o delegado responsável pela DPPA detalhou pontos importantes que devem ser analisados. “Essa apuração consiste em avaliar a conduta do motorista, para saber se houve alguma circunstância que envolva imperícia da parte dele. Também serve para analisar as condições de segurança em que o veículo trafegava. Se havia itens de segurança, como cinto. Se ele estava disponível no ônibus e também se os passageiros estavam utilizando. Essa situação, a gente vai ter um melhor direcionamento depois que vier o laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), em relação à perícia mecânica do veículo”, complementou Valeriano.

Força-tarefa para atender o caso

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, esteve no local juntamente com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral e demais representantes do poder público, para auxiliar no levantamento de dados das crianças que estariam no ônibus. Na manhã seguinte ao acidente, através de um comunicado pelas redes sociais, Sirlei comentou que colocou a prefeitura à disposição de todas as famílias e finalizou agradecendo a Deus por todas as vidas preservadas. “Agora, nós estamos orando pelo pronto reestabelecimento de todas as crianças”, afirmou.
Dos 13 alunos, um menino e uma menina de 5 anos foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas para atendimento de lesões mais graves, mas ambos estão fora de perigo. O motorista recebeu alta na manhã de terça-feira (19).

POSICIONAMENTO DA MAROTO VIAGENS

“A Empresa Maroto Viagens LTDA vem a público explanar o fato ocorrido no dia 18/03/2024 na localidade de
Morro da Pedra onde estávamos a serviço da Prefeitura Municipal de Taquara/R.S.
A empresa tomou conhecimento quanto ao acidente, deslocando uma equipe da sede da empresa no município de Parobé/RS para o local, após as informações que recebemos por meio de populares. Enquanto a equipe se deslocava ao local, fomos surpreendidos pela grande quantidade de viaturas do corpo de bombeiros e SAMU que se deslocavam no mesmo sentido. Ao chegar ao local a equipe da empresa viu a gravidade do ocorrido, onde prontamente ofereceu ajuda às autoridades que se encontravam no local, da qual nos orientaram a dar espaço aos bombeiros, para realizarem a retirada e atendimento aos feridos.
Quanto ao veículo utilizado na prestação do serviço, informamos que o mesmo está de acordo com as normas de trânsito e também de acordo com as normas exigidas pelo poder público municipal.
Logo após a informação de que os feridos seriam encaminhados aos hospitais, a empresa entrou em contato com a Secretaria de Educação do município de Taquara solicitando uma relação dos ocupantes do veículo para que pudéssemos contatar as famílias, oferecendo todo apoio e suporte possível neste momento difícil. Na mesma noite, estivemos nos hospitais de Taquara e Parobé procurando informações sobre o estado de saúde do nosso motorista, Ronaldo, e dos ocupantes do coletivo.
Entendemos que problemas, bem como acidentes, podem vir acontecer, mas nunca estamos preparados para passar por uma situação em que vimos crianças e seus pais em um momento de tanta tristeza, como vimos na última segunda-feira.
Pontuamos ainda que a empresa busca incansavelmente junto ao poder público e os moradores daquela localidade, saber o estado clínico dos ocupantes que ainda permanecem hospitalizados. A todos os ocupantes a empresa dará assistência e buscará de forma incessante averiguar todo o ocorrido.”