Polícia Civil prende padrasto que matou enteado em Rolante

Foto: Reprodução

Rolante – A Polícia Civil de Rolante prendeu, no início da noite desta sexta-feira (22), o autor de homicídio praticado contra Alan da Silva Machado, de apenas 19 anos. O crime ocorreu na noite do dia 16 de abril, por volta das 22h30min, no Bairro Santo Antonio, nas margens da RS-239, em Rolante.

O autor é padrasto da vítima. Na noite dos fatos, o investigado chagava em casa de carro, quando se iniciou uma discussão com a vítima porque a estrada que dava acesso à residência estava bloqueada por um veículo. O jovem confraternizava com amigos no local naquele momento. Após discussões, o investigado efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi socorrida, levada ao hospital, mas não resistiu.

O Delegado Vladimir Medeiros, responsável pelas investigações, informou que, dois dias após o homicídio, o autor do crime chegou a se apresentar à Polícia Civil, prestando declarações na presença de seu advogado. Na ocasião, o investigado relatou ter agido em legítima defesa, fugindo do local dos fatos após os disparos e ter dispensado a arma do crime jogando-a em um rio nas proximidades. A autoridade policial informa que, não sendo possível por lei sua prisão naquele momento, já que não estava em situação de flagrante, teve de ser liberado.

No entanto, a equipe de policiais civis da Delegacia de Polícia de Rolante trabalhava, desde a noite do crime, para juntar elementos necessários para a decretação da prisão preventiva do autor, sobretudo com a intenção de demonstrar que não ocorreu legítima defesa do investigado, que já mantinha um histórico de agressões e ameaças contra a vítima. Medeiros refere que, rapidamente, a Polícia Civil de Rolante obteve o mandado de prisão do autor, destacando a dedicação dos policiais civis e a atuação exemplar do Ministério Público e do Poder Judiciário da Comarca de Taquara, que analisou o pedido da autoridade policial com extrema presteza. O criminoso foi preso na cidade de Canela, sendo encaminhado ao sistema prisional, para que responda ao inquérito policial enquanto recolhido.

A Polícia Civil de Rolante informa que o autor é investigado pela prática de homicídio qualificado, já que agiu de modo a impossibilitar a defesa da vítima e por motivo fútil, já que os disparos se deram em razão de discussão por conta do veículo que trancava sua passagem naquela noite. O Delegado Vladimir Medeiros concluiu afirmando que a prisão se trata de resultado do trabalho policial da equipe, que se sente com o dever cumprido em relação à comunidade da cidade, que está consternada pela morte do jovem.