Polícia Civil identifica gangue de ladras que agiu em Três Coroas

Três Coroas – A Polícia Civil, através de investigação promovida pela DP de Três Coroas, elucidou a prática de crime de furto de televisores praticada em uma loja, no centro do município, no dia 12 de julho , ocasião em que duas TVs de tela plana foram subtraídas do estabelecimento comercial, com participação de quatro mulheres.

Conforme informou o Delegado de Polícia Ivanir Luiz Moschen Caliari, responsável pelas investigações, as mulheres envolvidas agem de acordo com modus operandi antigo, em ação promovida por muitos anos pela chamada “gangue das gordas” em Porto Alegre, adentrando no estabelecimento separadamente, fazendo-se passar por diferentes clientes, para confundir e ludibriar os atendentes enquanto os objetos são subtraídos. Até mesmo eletrodomésticos grandes como televisões, como se percebe nas imagens de monitoramento do estabelecimento e do município de Três Coroas, são passíveis de serem furtadas pela quadrilha sem que haja percepção por parte dos funcionários das lojas. Após consumarem o furto, as mulheres se reuniram e entraram num veículo Ford Ka prata que estava sendo conduzido por um homem, para em seguida deixarem a cidade em direção à região metropolitana, imagens também flagradas pelas câmeras do município.

De posse das imagens das suspeitas, os Policiais Civis da DP de Três Coroas/RS passaram a pesquisar crimes semelhantes ocorridos na região do Vale do Paranhana e Vale dos Sinos, tendo diante disso identifica as quatro como tendo sido presas em flagrante por prática de crime idêntico cometido em lojas de móveis e eletrodomésticos,  no mês de junho , com subtração de notebook e televisores, desta vez na cidade de São Leopoldo, mas obtiveram liberdade provisória e foram soltas no dia seguinte. Com a informação exata da placa do veículo utilizado para transportar as mulheres, os Policiais Civis de Três Coroas obtiveram êxito em identificar na manhã do dia 18/07 passagem do automóvel suspeito na cidade de Santa Cruz, ocasião em que, com o apoio da Brigada Militar daquele município, o veículo foi abordado com as quatro suspeitas no seu interior, identificadas como: J.O.D.S, de 25 anos de idade; P.A.D.S., de 32 anos de idade; E.E.T.F., de 19 anos de idade; e B.O.G., de 21 anos de idade, todas moradoras da cidade de Porto Alegre e com diversos antecedentes por furtos. Já o motorista, também morador da cidade de Porto Alegre, identificado como P.C.D.S., de 49 anos, estava cumprindo pena em regime domiciliar e alegou se tratar apenas de motorista de aplicativo que conduzia as quatro mulheres.

Após a abordagem, o veículo Ford Ka utilizado no crime de Três Coroas foi apreendido e os cinco suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Santa Cruz, onde foram interrogados e posteriormente liberados, por não estarem em situação de flagrante delito, tendo sido providenciada a comunicação ao sistema prisional acerca descumprimento da prisão domiciliar pelo motorista. A proprietária do veículo apreendido, tia do motorista, compareceu na DP de Três Coroas e ressarciu financeiramente a loja da cidade pelo prejuízo ocasionado pela organização criminosa, valores que foram encaminhados à gerente do estabelecimento comercial. Além disso, os cinco investigados responderão a Inquérito Policial por furto qualificado pelo concurso de pessoas e organização criminosa.

Fonte: Polícia Civil de Três Coroas