Policia Civil de Taquara acata orientação do Ugeirm e restringe atendimentos

Taquara – Sob orientação do Ugeirm – Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul – a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Taquara iniciou a operação-padrão. O objetivo é pressionar o governo e os deputados em relação ao pacote de reestruturação e modificações na carreira dos servidores públicos do Estado que foi apresentado por Eduardo Leite.

Os procedimentos padrões da delegacia continuarão a ser realizados, mas com restrições. A orientação é que sejam registradas ocorrências apenas de fatos criminais que não podem ser registrados na delegacia online; não colher depoimentos referentes às ocorrências registradas; lavraturas de Auto de Prisão em Flagrante (APF) devem ser realizados somente com a presença da autoridade policial; os APFs devem ser confeccionados por ordem de chegada e um novo procedimento só pode ser iniciado após a conclusão do que está em aberto.

Além disso, há também orientação para o cancelamento de operações policiais, diligências ou buscas, exceto em casos graves, tais como homicídios, latrocínios, roubos, estupros, ou que tenham mulheres e crianças como vítimas.

O sindicato orienta ainda que as ações sejam realizadas apenas em horário comercial; que as metas de prisão sejam cumpridas em apenas 50% no mês e que policiais não saiam sozinhos para diligências.