Movido pelo ato de ajudar o próximo, policial militar dá exemplo em Rolante

Uma das bicicletas entregues na quinta-feira, 11, para o jovem Aigo, morador do bairro Grassmann Foto: Lilian Moraes

“A intenção é, também, incentivar mais pessoas a fazer o bem”, afirma o soldado Tarcísio Silva Piuco, do 8º Batalhão da Polícia Militar, que incentivado por amigos, iniciou recentemente uma campanha na cidade de Rolante, com o intuito de consertar e doar bicicletas para a comunidade carente do município.
Motivado pela sua paixão pelo ciclismo e pela vontade de fazer o bem, o BM fala sobre a iniciativa. “Pela prática do esporte e vendo os benefícios que ele traz para a saúde e para o crescimento pessoal, eu vi que a criançada normalmente enfrentando necessidade, elas estão expostas aos riscos, a gente sempre tentando tirar essa criançada de um estado de necessidade, então eu vi na doação das bicicletas uma forma de ajudar”, explica.
Tarcísio também revela que a ação acabou desencadeando outra corrente, pois crianças que receberam bicicletas reformadas pelo BM, estão repassando suas antigas para que ele tenha como consertá-las e assim dar sequência na ação.
Para fazer os reparos, o BM conta com a ajuda de amigos tanto para a mão de obra quanto para viabilizar peças de reposição. Já a montagem, de acordo com o soldado, é realizada no quintal de sua própria casa.

PM relembra como surgiu a ideia dos consertos

“Atendi uma ocorrência onde tinha um garotinho muito revoltado em casa. Sentei e conversando com ele, vi que dentro do contexto deles, a família não tinha condições de dar um brinquedo para ele ocupar o tempo. Vi que tinha necessidade de ajudar de alguma forma, conversei bastante, falei sobre um dia ele ser policial, ele gostou e de repente começou a se soltar na conversa, foi aí que convidei ele para reunir os amigos, pegar as bicicletas e tomar um banho de rio… nesse momento ele me disse que não tinha uma. Aí pensei que teria que dar um jeito de arrumar uma para ele, tive a ajuda de alguns amigos e conseguimos formar uma bicicleta”, conta o soldado. Hoje, no total, são 13 bicicletas consertadas e entregues para crianças, jovens e adultos, moradores de Rolante.

FOMENTAR A PRÁTICA DO CICLISMO TAMBÉM É UM DOS FATORES QUE MOVEM A AÇÃO

Além de ajudar com a doação das bicicletas, o soldado conta que ele aproveita a oportunidade das entregas para incentivar a prática do esporte. “A gente está tirando eles de uma zona de risco, vários fatores que eu posso relatar sobre essa zona de risco: violência, exposição a criminalidade, droga… deixa a criançada se divertir. Então é satisfatório, é uma satisfação pessoal minha, é uma forma de eu poder ajudar, eles ficam felizes e aproveito para fazer o convite para praticar o esporte”, comenta.

 

Confira fotos de entregas realizadas: