Menina ferida em acidente com cavalo deixa a UTI; pai pede orações

Carlos Alexandre com as duas filhas, que estavam com ele no acidente (Foto: Divulgação)

Parobé/Nova Hartz – Uma menina ficou gravemente ferida em um acidente de trânsito provocado por um cavalo solto na RS-239, em Parobé. Manuela de Almeida de Oliveira, 11 anos, sofreu lesões graves na cabeça e segue internada no Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Porto Alegre. O acidente ocorreu no sábado, 20, e até segunda-feira, ela estava internada na UTI pediátrica.

Conforme informações do pai, Carlos Alexandre Silva de Oliveira, a filha não corre mais risco de morte. “Graças a Deus, ela está fora de risco, mas segue em recuperação. Ela sofreu duas fraturas na parte de trás do crânio e, por conta disso, vai demorar um pouco mais para se recuperar e voltar a falar. Além disso, ela está com uma lesão no pulmão. Ela está fora de risco, mas ainda é uma situação que nos preocupa. Estamos pedindo orações de todos, creio que Deus vai dar a vitória para nós. É orar para tirar ela de lá e logo voltar a falar”, disse o pai, que também está ferido, mas em casa. “Tive uma lesão na orelha e não sabemos ainda como vai ficar”.

No momento do acidente, Carlos Alexandre estava acompanhado da irmã e das duas filhas, de 11 e 6 anos. “Ficamos muito sentidos com o que acontece no trânsito. Não tive culpa, estava passeando com a família, todos contentes no carro e daí acontece algo assim, por uma imprudência”. Carlos Alexandre também agradece a todos que ajudaram sua família, bombeiros, polícia e aos que estão cuidando da sua filha. “Somente agradecer a todos que não mediram esforços”.

SEM VEÍCULO PARA TRABALHAR

O carro de Carlos Alexandre, um Corsa, ficou totalmente destruído. Além do forte impacto com o cavalo, parte das ferragens precisou ser cortada para socorrer sua família. “Estou feliz que minha filha está se recuperando e que minha outra filha e irmã estão bem, mas fico sentido demais pelo que aconteceu. Bem material a gente recupera, mas o carro era meu ganha pão, a ida e volta para meu trabalho. Deu perda total e é triste saber que não vou ter nenhuma indenização, pois não tem a quem recorrer”, desabafou ele, que mora em Nova Hartz e trabalha em Parobé.
O que deixa Carlos Alexandre mais triste e preocupado é que no início da semana, depois do que aconteceu, ele flagrou outro cavalo perto da pista, próximo da RS-239, também em Parobé. “Pessoas voltando a colocar bicho e se esse cavalo se soltar? Se acontecer algo, não aparece dono”.

“IRRESPONSABILIDADE”

João Rodriques, do Meio Ambiente, pontua a situação. “Não existe projeto sobre esse assunto, o que existe é uma grande irresponsabilidade das pessoas que são proprietárias de cavalos e que, por algum motivo ou para se livrar dele, o deixam solto na via. Este é o terceiro acidente que acontece, em outro um casal precisou ser hospitalizado. Quando tem um chamado, a gente recolhe. Consegui uma parceria com amigo que sede espaço da chácara dele. Se a gente descobre o proprietário, ele vai responder, pagar multa, além do tratamento e estadia do bicho”.