Homem é preso por participar do golpe do “falso depósito” em Parobé

Parobé – Nesta segunda-feira (01), através da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Polícia Civil de Santa Maria cumpriu um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão em Parobé. Conforme a PC, um homem com 44 anos foi detido em flagrante pelos delitos de posse de arma de fogo e receptação, onde foi igualmente cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do indivíduo.

Além da prisão em Parobé, foram cumpridos outros dois mandatos em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, ocasiões em que foram detidos um homem de 28 anos e uma mulher, de 30.

As medidas cautelares foram representadas pela autoridade policial após a notícia criminal de um delito de estelionato na modalidade do “falso depósito”. De acordo com a polícia, os bandidos esperavam as vítimas anunciarem uma venda nas redes sociais e os estelionatários entravam em contato com ela, simulando uma transferência bancária e levando o bem sem efetuar o pagamento.

No caso investigado, o crime aconteceu no dia 29 de junho de 2022, na Rua Visconde de Pelotas, na Praça da Locomotiva, em Santa Maria, ocasião em que os estelionatários levaram uma placa de vídeo e uma fonte de computador, avaliados em R$ 3.500,00.

Além desse fato, os indivíduos presos estão sendo investigados pela prática de outro crime de estelionato, com o mesmo modo de operar, ocorrido no Bairro Lorenzi, na mesma cidade.

Segundo informações detalhadas pela PC, o indivíduo preso em Santa Maria e a mulher presa em Santa Cruz do Sul formam um casal que percorre diversas cidades do Estado aplicando o golpe do “falso depósito”. “Após estarem na posse do produto do crime, enviam o mesmo para outra cidade”, explica a polícia.

No caso investigado, os produtos do crime foram enviados para Parobé, onde o preso de 44 anos anunciava os bens das vítimas para venda em grupos do Facebook. O casal ainda é suspeito de ter praticado mais três crimes em Santa Maria, no período de 28 a 30 de junho, além de terem cometido outros crimes da mesma natureza nas cidades de Santiago e São Francisco de Assis, entre 04 e 5 de julho.

Os três presos já possuem antecedentes policiais. A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia André Sesti Diefenbach, titular da DRACO de Santa Maria, e contou com o apoio de Agentes Policiais da 1ª DP de Santa Cruz do Sul e da DP de Parobé.