GPA detalha casos atendidos em 2020 e informa números para denúncias e orientações

Sede do grupo ambiental fica na rua 7 de setembro, nº 602, ao lado do batalhão da Brigada Militar Fotos: Lilian Moraes

 Taquara – Essencial para o bom funcionamento de políticas protetivas do meio ambiente, o Grupo de Policiamento Ambiental (GPA), com sede em Taquara, atua na fiscalização de crimes ambientais, caça e pesca ilegal, mineração, flora e demais delitos que envolvam o meio ambiente. Além disso, a polícia também acompanha a execução de processos burocráticos referentes ao cumprimento de licenças ambientais.
Dentro deste contexto, a polícia de Taquara atendeu mais de 250 casos no ano de 2020. Segundo informado pelo efetivo do Grupo de Policiamento Ambiental, foram 197 processos encaminhados para a justiça e 59 autos de constatação, além das denúncias atendidas que acabaram não gerando ocorrências. O que é definido como um número considerável dentro das limitações que são enfrentadas devido à falta de efetivo.

Número para denúncias e orientações

 

Comandante Sander Foto: Lilian Moraes

Uma dúvida recorrente são as formas de denúncia. Conforme o comandante do grupamento, soldado Sander, qualquer denúncia pode ser direcionada ao número (51) 3541-1246, que também serve como número de WhatsApp. Outros contatos importantes no que diz respeito a orientações são o (51) 98681-7420, que atende 24h ou (51) 98593-1288, em horário comercial. Estes números são do setor de fauna da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do Estado do Rio Grande do Sul, que possui um profissional disponível para orientar sobre eventuais resgates de animais silvestres ou casos de animais machucados que necessitem algum cuidado. “Eles vão direcionar. Desde uma simples orientação, como deixar um animal solto em seu habitat, até o deslocamento dele a uma clínica conveniada, caso ele precise de algum tipo de atendimento”, explica. O horário de funcionamento da sede é de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h, e na sexta-feira, das 7h às 13h, contudo, as denúncias podem ser efetuadas pelo número de WhatsApp.