Desacato a servidor é registrado durante fiscalização em Taquara

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Taquara – A Operação Bandeira Preta promovida nos últimos dias registrou a autuação de mais de 50 pessoas pela Brigada Militar, Patram, Polícia Civil e pela fiscalização do município de Taquara. Durante a vistoria de uma das denúncias realizadas, dentre quinta-feira (15) a domingo (18), numa festa particular, um servidor público foi desacatado e ameaçado pelos proprietários da residência. A negligência foi presenciada pelos policiais que participavam da ação que encaminharam o caso à Polícia Civil.

Segundo o coordenador de Defesa Civil, Matheus Modler, o trabalho desenvolvido no último fim de semana foi bem significativo e notório. “Foram lavrados diversos termos criminais, mais do que podíamos imaginar em bares, festas particulares, casas noturnas”, revelou. Somente na quinta-feira, conforme menciona o coordenador, cerca de 20 denúncias foram fiscalizadas, havendo também o fechamento de casa noturna. “Pelo elevado número de denúncias, principalmente reincidentes, precisamos adentrar a madrugada de sexta-feira e também de sábado”, informa.

Muitos termos circunstanciados de ocorrência foram firmados pela polícia, que é o procedimento que substitui o auto de prisão em flagrante e o inquérito policial, feito para infrações penais de menor potencial ofensivo e que a lei comine pena máxima não superior a dois anos. “Todos que estavam promovendo aglomeração e desrespeitando o protocolo e as medidas estabelecidas contra a Covid-19, levaram um termo circunstanciado”, destacou Modler. Algumas autuações envolvendo menores foram encaminhadas ao conhecimento do Conselho Tutelar e enviadas para a delegacia de polícia.

O coordenador ainda menciona que a Operação Bandeira Preta visa manter a redução de casos do novo coronavírus e de hospitalizações em Taquara. “A preocupação da Prefeitura é manter o quadro que estamos presenciando com a redução de casos de Covid no município, uma questão de interesse coletivo. Por isso as ações de fiscalização precisam ser mantidas justamente porque não está se podendo contar com o bom senso da totalidade da população, sempre aparecendo casos pontuais que podem vir a colocar em risco o sistema de saúde e o controle da pandemia nos moldes que se encontram”, afirma.

A Operação Bandeira Preta é uma ação conjunta entre a Brigada Militar, Patram, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Procon, Fiscalização Tributária e Diretoria de Trânsito, e, tem como finalidade notificar restaurantes, bares e locais decorrentes de denúncias da população, além de esclarecer sobre o funcionamento do comércio durante o momento de Distanciamento Controlado decretado no Estado.