Delegacia de Taquara passa a ter celas exclusivas para mulheres e menores; demanda é crescente

Mulheres foram transferidas para nova cela. Com isso, aumenta o espaço também para presos homens (Foto: Melissa Costa)

Taquara – A reorganização de espaços aliada à uma obra custeada com a união de esforços do Poder Público, viabilizou a construção de novas celas na Delegacia de Polícia de Taquara. Além do aumento de espaços na carceragem, agora, a DP conta com dois novos espaços exclusivos para mulheres e menores infratores.

O delegado Marcos Falcão recebeu na terça-feira (16), autoridades e demais lideranças que ajudaram na mudança para fazer um agradecimento a todos e destacar a importância desta mobilização. “Isso representa um ganho muito grande na organização e dos presos custodiados pela Polícia Civil de Taquara. Não temos como fazer o transporte dele ao presídio imediatamente, pois às vezes as prisões acontecem de madrugada, final de semana. Então, este espaço é a opção para lidar com essa demanda, que só aumenta”, destacou o delegado.

A prefeita Sirlei Silveira (PSB), assim como representantes da Câmara de Vereadores, Consepro, Judiciário e do Instituto Vitória, acompanharam a visita e conheceram toda a carceragem.

O investimento foi de quase R$ 40 mil. Com as duas novas celas e com a reorganização geral, há mais espaços também para presos homens. “Agora, todos ficam separados adequadamente. Isso também é um ganho para a rotina dos policiais, pois com tudo organizado, a rotina como a própria alimentação dos presos fica melhor de fazer”, completou o delegado.

UNIDOS PELA SEGURANÇA PÚBLICA

A prefeita Sirlei reforça a importância da união para a melhoria da segurança pública. “Na verdade, Taquara vive um momento novo, de união, de propósito, toda sociedade civil e as forças de segurança se uniram para buscar, junto ao Poder Público, uma parceria através de recursos e união para que a gente possa reestabelecer um resultado melhor e causar na população taquarense uma sensação maior de segurança”, destacou Sirlei, que também cedeu funcionários para ajudar nas rotinas diárias da delegacia.

Caos das custódias amenizado

Quando o delegado Falcão assumiu a delegacia de Taquara, presenciou um caos em relação às prisões e falta de espaço em celas. Por vezes, presos ficaram algemados do lado de fora do prédio ou ficaram em custódia dentro de viaturas da Brigada Militar. “Era uma situação caótica. Nós criamos um espaço específico, um protocolo de recebimento desse preso e, a partir disso, não tivemos mais exposição. Conversamos com a equipe, plantonistas, e eles entenderam a proposta e começamos a fazer o acolhimento nas celas”, disse ele. Falcão destaca que a delegacia também tem conseguido agilizar o mecanismo de entrega do preso mais rápido para o sistema prisional. Quase diariamente há presos sendo levados para os presídios. Nesta terça-feira, por exemplo, haviam 10 presos, sendo três mulheres. Além de Taquara, a DP também comporta presos da região, como de Rolante e Parobé.