“Com a união dos moradores, podemos proporcionar uma cidade mais segura”, diz capitã de Igrejinha

Presença dos policiais militares no interior é uma forma de levar mais informação e segurança (Foto: Brigada Militar)

Igrejinha – Reativada em 2020, a patrulha rural da Brigada Militar de Igrejinha continua realizando um importante trabalho pelo interior do município nesse ano de 2021. Com o objetivo de ampliar a área de atuação, levando mais segurança à população das localidades mais retiradas, a patrulha rural busca uma aproximação com os moradores dessas localidades para troca de informações, principalmente referente a pessoas e veículos suspeitos circulando na zona rural do município.
A capitã Francieli Ronsoni, comandante da Brigada Militar de Igrejinha, ressalta que o policiamento rural vem sendo intensificando como forma de prevenção a delitos: “Além de busca de informações com os moradores sobre segurança pública, estão sendo articulados formas de comunicação com a população, através de grupo de aplicativo. Se todos se unirem em prol da segurança a criminalidade não terá espaço”. Ainda, a presença da viatura leva uma sensação de segurança à comunidade, realizando o mapeamento de possíveis rotas de fugas, facilitando a atuação dos policiais no patrulhamento ostensivo.

Moradores devem ficar atentos a movimentação de veículos e pessoas suspeitas

A capitã Franciele chama a atenção dos moradores sobre situações que são consideradas suspeitas e nas quais a Brigada Militar deve ser acionada. “Pessoas que não são da localidade, que não são moradores ou familiares de moradores e que estejam circulando. Veículos em que não é possível identificar os ocupantes, devido a películas e que passam observando a rotina da área rural. Veículos abandonados nas áreas rurais ou que passam em velocidade muito alta e até mesmo essas fazendo algum levantamento sem estar identificado por algum órgão oficial”.

TODOS PELA SEGURANÇA

A capitã pede que cada um ajude a tornar a área rural ainda mais segura, informando a existência de pessoa ou veículos suspeitos ao telefone 190 ou ao WhatsApp da BM (51-99682-0803). “E também nos ajude zelando pela residência, como fechando a propriedade, e colocando câmeras de vigilância, se possível. Somente com a união dos moradores, vamos poder proporcionar uma cidade mais segura, tanto para a área rural como a urbana. Lembrando que a cidade tem o projeto ‘Caminhos do Rural Saudável’, que busca turistas para a região e, nessa área, só terá êxito se a localidade for segura”.

“Criminosos utilizam a área rural para fugir”

Jornal Repercussão – Como funciona, efetivamente, a Patrulha Rural?
Capitã Franciele – Em média, três vezes na semana uma viatura é destina exclusivamente para o patrulhamento das áreas rurais, quando os policiais, além de se familiarizarem com os locais e residências rurais, facilitando em caso de chamado de emergência, fazem contato com alguns moradores para fins de cadastro e mapeamento, em caso de busca de informações em fugas de criminosos pela área rural. Durante o patrulhamento, são realizadas abordagens a indivíduos suspeitos e paradas em pontos estratégicos para coibir delitos.

JR – Qual é a maior dificuldade de fazer policiamento no interior?
Capitã Franciele – O mais difícil para a segurança pública nessas localidades é justamente a não familiaridade dos policiais com as vias de acesso e ramificações viárias, visto que as ocorrências no interior são bem menores que as que ocorrem na área urbana, porém, criminosos que cometem delitos na área urbana se utilizam da área rural para fugir. Assim, o policiamento rural vem para diminuir essas dificuldades e buscar apoio dos moradores nestas situações. Os crimes mais comuns nestes lugares são furtos e roubos a residências e abigeatos. Mas sabemos que muitos moradores não realizam o registro de ocorrência, então no caso de abigeato consideramos um número maior que o oficial, que em 2020 foi de três ocorrências.