Por Gabriela Loro Marmitt
Tecnologia, inovação e segurança: Com investimento de mais de 1 milhão de reais, Igrejinha iniciou as operações do sistema de Cercamento eletrônico na manhã desta sexta-feira (20) na sede da Brigada Militar de Igrejinha. No decorrer da próxima semana também será finalizada a operacionalização na sede da Polícia Civil de Igrejinha.
O sistema de cercamento eletrônico é uma tecnologia cada vez mais usada como reforço da segurança pública. Neste sistema, uma câmera faz a leitura das placas dos veículos e passa para análise em um banco de dados. Se for identificada alguma irregularidade, como casos de roubo ou furto, um alerta é emitido para as forças policiais, que destinam às equipes mais próximas para o atendimento da ocorrência. Em Igrejinha, o sistema inteligente também será utilizado para auxiliar em investigações policiais.
O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca a importância da atuação da gestão pública no combate à criminalidade. “A iniciativa de Igrejinha em investir mais de 1 milhão de reais em tecnologia de cercamento eletrônico demonstra o compromisso da gestão pública em reforçar a segurança. Essa inovação é uma ferramenta vital no combate à criminalidade, permitindo a identificação rápida de veículos em situação de roubo ou furto, por exemplo. Com a colaboração da comunidade e o suporte da Brigada Militar, da Polícia Civil e do CONSEPRO, esse sistema inteligente fortalecerá nossos esforços na manutenção da ordem e na promoção de um ambiente mais seguro para todos ”, diz Leandro.
Os dados captados pela ferramenta digital são compartilhados em tempo real com as forças policiais e todas as informações serão concentradas em uma sala de monitoramento já existente, onde chegam imagens de outras câmeras do município.