Brigada Militar tem bafômetros disponíveis em todo o Paranhana

As seis cidades do Vale do Paranhana possuem o dispositivo Foto: Douglas Mafra

Considerada uma ferramenta importante no trabalho da Brigada Militar, o aparelho de etilômetro, também conhecido como bafômetro, está disponível em todas as cidades do Vale do Paranhana. É o que confirmam os comandantes da 2ª, 3ª e 5ª companhias da BM, que abrangem os municípios de Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Parobé, Rolante e Riozinho.
Utilizado em barreiras e em ocorrências atendidas pelos efetivos, o dispositivo é definido como de “grande importância” pelo tenente José Soares Oteiro, comandante da Brigada Militar de Rolante e Riozinho. “Nós utilizamos em ocorrência de acidente de trânsito, onde é oferecido para os condutores, e em abordagens de trânsito. Ele é mais um instrumento à nossa disposição, que nos ajuda na fiscalização e na prevenção de acidentes de trânsito”.
Em Parobé e Taquara, o tenente Gabriel Damásio, capitão da 5ª companhia, afirma que ambas as cidades possuem o aparelho. “Nós queremos sempre ter o critério da surpresa, mas nós sempre estamos em barreiras com ele. Em casos de acidentes, a viatura aproxima e faz. A aplicação dele é muito favorável para a tranquilidade do trânsito, além de ser uma ferramenta importante para a preservação e a manutenção da ordem pública”, destaca Damásio.

Uso do aparelho e números em Igrejinha e Três Coroas

Dispositivos adquiridos em 2018 com recursos da Oktoberfest de Igrejinha

A capitã Francieli Ronsoni, comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, que corresponde aos municípios de Igrejinha e Três Coroas, destaca a importância do aparelho no trabalho da polícia. “É um instrumento essencial para coibir e punir a condução de veículo automotor em estado de embriaguez. Essa fiscalização evita muitas mortes e lesões no trânsito”, pontua. “Em Igrejinha possuímos um aparelho moderno que foi adquirido em 2018 com recurso da Amifest. Também com essa verba foi adquirido impressoras térmicas onde após a lavratura da notificação em meio virtual é impresso a multa, dando mais agilidade para o trabalho policial”, finaliza a capitã.