Brigada Militar inicia palestras sobre violência doméstica nas escolas de Igrejinha e Três Coroas

Igrejinha/Três Coroas – Neste mês de abril, a Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), iniciou o Programa Patrulha Maria da Penha nas Escolas, um projeto realizado nos municípios de Igrejinha e Três Coroas, com palestras sobre a Lei Maria da Penha / violência doméstica para os alunos do 9º ano.

As conversas nas escolas serão ministradas pela Soldado Elisângela, em Igrejinha, e pela Soldado Mariana, em Três Coroas. A ideia do projeto é alcançar todos os alunos do 9º ano, de todas as escolas dos dois municípios.

Na conversa com os adolescentes, as Policiais Militares primeiramente explicam o é a violência doméstica, o ciclo e os tipos de violência (física, patrimonial, moral, psicológica e sexual). Ainda sobre a Lei Maria da Penha, os direitos e medidas cabíveis de proteção a mulher.

As duas Soldados, que também fazem parte da Patrulha Maria da Penha, explicam aos alunos esse trabalho, que é desenvolvido há mais de dois anos, na área de atuação do 1º Batalhão Turístico, inclusive em Igrejinha e Três Coroas, com números estatísticos de ocorrências e de atendimentos. Ao final, é aberto espaços para as dúvidas e opiniões dos alunos.

O Capitão Nader Mussa Salameh Rabay, comandante da 3ª Companhia Igrejinha (responsável pelo policiamento de Igrejinha e Três Coroas), destaca a ideia do trabalho: “O programa Patrulha Maria da Penha nas escolas tem atuação preventiva e visa orientar/ensinar alguns dos institutos da Lei Maria da Penha, bem como da repressão a qualquer tipo de violência, principalmente contra a mulher, renovando os valores familiares, de caráter e de cidadania a todos os jovens. O programa ainda visa a aproximação da comunidade escolar com a Brigada Militar, reforçando a confiança do aluno para com o Policial Militar”.