Três Coroas – A Brigada Militar de Três Coroas está contando com uma nova viatura. No final de outubro a corporação recebeu o reforço de uma Renault Duster zero quilometro, semiblindada. Ela custou em torno de R$ 250 mil e já veio equipada com giroflex e rádio de comunicação.
De acordo com o comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, capitão Nader Mussa Salameh Rabay, o veículo está sendo empregado no policiamento ostensivo, como no patrulhamento, em visitas periódicas relacionadas à Leia Maria da Penha, em palestras nas escolas e também em ações mais diretas de enfrentamento e repressão à criminalidade.
Segundo ele, Três Coroas conta com outros quatro veículos em condições de uso, e um quinto que está acidentado e não tem mais conserto. O comandante diz que cada viatura tem um custo médio mensal de R$ 2 mil com manutenção, devido à alta quilometragem rodada. Ele conta que cada viatura roda cerca de 200 Km por dia.
A viatura nova foi adquirida com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG), através das empresas Calçados Karyby e Calçados Divalori.
“É uma conquista da comunidade três-coroense. Através de um programa de incentivo à segurança pública, por meio da contribuição de um imposto, que permitiu que duas empresas auxiliem a segurança pública de Três Coroas. A gente tem um agradecimento especial aos nossos colaboradores, às empresas Karyby e Divalori. Que o exemplo delas possa refletir e que a gente conquiste outros colaboradores”, explica o comandante.
Segundo ele, os planos são de promover uma reunião com empresários para agregar novos colaboradores.
Mas o que é o PISEG?
A nova viatura da BM foi conquistada através do PISEG. O programa possibilita que empresários destinem até 5% do saldo devido de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ao Estado para serem aplicados na compra de itens como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de vídeo monitoramento. O PISEG conta com mais de uma dezena de linhas de aplicação, voltadas ao fortalecimento de unidades em determinadas regiões do Estado.