Brigada Militar aponta queda na criminalidade e aumento em prisões e apreensões

Uma das apreensões de drogas feitas durante o ano pela BM em Três Coroas Fotos: Brigada Militar

Região – O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), que abrange os municípios de Igrejinha e Três Coroas, apresentou o balanço das estatísticas criminais de 2020. No contexto geral, a avaliação é positiva, com queda em praticamente todos os indicadores criminais, tendo um leve aumento em roubos a estabelecimentos comerciais.
Especificamente em Igrejinha, houve aumento no número de prisões, de 419 para 480, em comparação com 2019. Destaque para o número de presos por roubos (de 3 para 12), por porte ilegal de arma de fogo (2 para 7), bem como no número de posses (62 para 83) e no tráfico de entorpecentes (16 para 60).
Em Três Coroas, ainda no Vale do Paranhana, Três Coroas atendeu quase duas mil ocorrências e realizou 250 prisões. Quase 11 mil pessoas abordadas e quase sete mil veículos. Houve redução nos índices de furtos e roubos, em especial em roubo a estabelecimento comercial e a pedestre. Nas apreensões de drogas houve um aumento, com 202 gramas de cocaína e quase 2,5 kg de maconha. O número de apreensões de armas também aumentou (6 para 10).
O comandante do 1º BPAT, Major André Lima da Silva, destaca o número de prisões e a atuação das guarnições da corporação no ano de 2020.

“É importante ressaltar o trabalho abnegado do efetivo”, destaca comandante do BPAT

“Mesmo diante da pandemia, a BM não parou, sendo que os policiais diuturnamente continuaram com seu trabalho no policiamento ostensivo, sempre prontos a atender a população, nos mais variados tipos de ocorrência. Os números divulgados recentemente indicam a redução de vários crimes”.

Dados de Taquara e Parobé

Em Parobé, no ano passado, foram efetuadas 451 (BO-COp), 163 (BO-TC) e 194 (flagrante), além da prisão de 12 Foragidos. Também foram fiscalizados 2.707 veículos e abordadas 3.884 pessoas. No município de Taquara, foram 317 (BO-COp), 220 (BO-TC) e 405 (flagrante), além de 22 foragidos. Ao longo do ano, foram fiscalizados 4.441 veículos e abordadas 6.738 pessoas. Estes dados foram repassados pelo comando do 32ºBPM, com sede em Sapiranga e que responde pelos dois municípios no Paranhana.