Bombeiros Voluntários de Igrejinha somam 1.596 atendimentos em 9 meses

Foram mais de 92 combates a incêndio desde o mês de janeiro Foto: Bombeiros de Igrejinha

Igrejinha – O Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha realizou o total de 1.596 atendimentos de janeiro até o último domingo, dia 27 de setembro.

 

O comandante da corporação, Joni Rodrigo Feltes, avalia o quantitativo como elevado, mas reitera que a equipe está conseguindo prestar o apoio necessário. “Se pegarmos os anos anteriores, a média é muito parecida com a atual. São números que, sim, nos preocupam, pois sobrecarrega o sistema, mas com o esforço dos nossos voluntários, conseguimos dar o apoio necessário aos chamados”.

 

Os bombeiros atendem desde atividades preventivas até acidentes, incêndios e remoções. Igrejinha não conta com outros serviços de urgência e emergência, exemplo do Samu. “Então, todos os chamados caem pra nós”, pondera Joni.

Atualmente, a corporação conta com 47 bombeiros, sendo oito remunerados e 39 totalmente voluntários. Os remunerados são os motoristas e chefes de equipe, que fazem plantão de escala.

Acamados e com dificuldades

Um dos trabalhos diferenciados prestados pelos bombeiros é a remoção de pacientes que por algum motivo precisam de atendimento médico, e estão acamados ou com dificuldades de deslocamento. Segundo o comandantes, eles são removidos ao hospital pela equipe para avaliação. “Lembrado que estes casos são para pacientes que nao tem condições físicas e ou motoras para se deslocar sozinhos. O fato de chegar com os bombeiros no hospital não lhe dá o direito de entrar na frente de quem já está aguardando atendimento na recepção. Salvo alguma situação de emergência”, explica Joni. Caso contrário, o paciente removido fica agaurdando o mesmo tempo que os demais para receber atendimento.