Vivências, diversão e amizades garantidas para a terceira idade em Igrejinha

Atividades culturais estão entre as ações desenvolvidas no projeto. Fotos: Divulgação/Cras

Igrejinha – Diversão, amizade e saúde. Estas são algumas das palavras que sintetizam o resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com a terceira idade em Igrejinha. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é voltado para quem tem mais de 60 anos e atualmente atende cerca de 300 pessoas no município.

O projeto funciona a partir de grupos, distribuídos em bairros do município. Cada núcleo participa de atividades semanais como exercícios físicos, jogos de câmbio, orientação social, hidroginástica, passeios e até capoeira, tudo sempre com acompanhamento de profissionais do Cras. Técnica de referência dos grupos, a assistente social Marissane Foscarini explica que os encontros estimulam a integração e a amizade entre os participantes, que acabam desenvolvendo suas próprias atividades, como jogos de bingo. “Temos um feedback bem positivo.Muitos integrantes, quando iniciam nos grupos, vêm se sentindo isoladas da família e da sociedade. Quando se aposentam, alguns idosos acham que não podem mais ser úteis, se sentem isolados, mas através do trabalho desenvolvido pela equipe tem-se conseguido mudar esse quadro”, comemora a assistente.

Atualmente, são oito grupos em atividade no município: Sempre Amigos (bairro Viaduto); Os unidos (bairro Cohab); Mãos dadas (bairro XV de Novembro); Bons amigos (Morada Verde); Amigos para sempre (Vila Nova); Conviver (Centro); Bom Pastor (Bom Pastor) e Serranos unidos (Serra Grande). Para participar, os interessados podem obter informações junto ao Cras (Rua Theodoro Bishoff, 415, Bom Pastor), ou diretamente com os núcleos.

Convivência e gratidão

Cada grupo possui um participante coordenador. No bairro XV de Novembro, Eva da Silva, de 76 anos, é quem possui a atribuição. Envolvida desde 2004 em atividades sociais, ela comemora a participação no núcleo. “É um trabalho muito bom. Gosto de trabalhar com todos. É muito gratificante trabalhar em comunidade porque todo mundo se entende”, ressalta.

Grupo lançou livro em 2019

Dezembro do último ano foi marcado pelo lançamento de um livro escrito por integrantes dos grupos. A obra “Vozes no Tempo” narra a história dos 13 escritores, sendo dois deles um casal. O livro traz experiências e situações vivenciadas por cada um dos autores ao longo de sua vida. A ideia surgiu entre os integrantes dos grupos e foi levada adiante pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que realizou no dia 20 de dezembro o lançamento da primeira edição. “Teremos a segunda edição em 2020”, salienta a assistente social vinculada ao Cras, Marissane Foscarini.