Viveiro de Rolante prepara as flores que vão colorir o verão

Com Calêndulas ao fundo, Antoninha fala sobre os cuidados necessários com cada flor. Foto: Matheus de Oliveira

Rolante – As flores que irão inundar as ruas de Rolante com beleza e perfume no verão estão em fase de germinação no Viveiro Municipal. Recheado de mudas, o espaço vive seus dias mais coloridos após ficar desativado por alguns meses. A reestruturação começou há cerca de um ano, conforme explica a diretora de Eventos, Sônia Rocha. “A gente comprava as flores prontas e gastava um bom dinheiro nisso e, às vezes, não conseguia a quantidade necessária. Pensamos em como produzir, para economizar e poder florir a cidade”, contextualiza.

Desde então, cursos periódicos em parceria com o Senar capacitam os servidores ligados ao Turismo e ao Meio Ambiente. Além dos novos conhecimentos, uma estufa foi construída em fevereiro como aplicação prática do aprendizado. “Estamos na semeadura da terceira leva. Já tivemos uma para o inverno e outra para o verão, produzindo 5 mil mudas que já estão plantadas pela cidade”, pontua a diretora. O próximo curso, que está com a turma fechada, será de jardinagem e acontece entre os dias 9 e 11 de novembro. O objetivo, além de ensinar, é florir a entrada do local para que fique aberto à visitação nos próximos eventos realizados no Parque da Cuca – espaço onde se localiza o viveiro.

Cuidado desde a semente até a hora de ir para a rua
Antoninha Piacheski, 37 anos, diariamente coloca a mão na terra e cuida do crescimento das plantas. Ela explica que suas funções começam com a semente e vão até o momento em que as mudas estão preparadas para sair às ruas. “A gente produz a cada estação. Algumas são específicas para o inverno e outras para o verão. São cerca de três meses desde a plantação até a hora de ir para ambientes externos”, destaca. A grande produção do momento são as espécies Calêndula e Flor de Mel. “Eu amo isso aqui, gosto de mexer com a terra. As pessoas da cidade sempre dizem que elas sentem o amor que eu sinto pelas flores, e eu faço de coração”, conta Antoninha, que há quatro anos trabalha com a parte de jardinagem. A espera, agora, é pelo desabrochar das calêndulas, que em breve tomarão os espaços públicos.

Secretaria de Meio Ambiente produz mudas de árvores nativas em espaço junto ao viveiro
São mudas de espécies como Angico, Ingá, Canela Nativa, Araucária, Guabiroba e Ipê que compartilham do espaço disposto pelo Viveiro Municipal. Coordenador do departamento de Meio Ambiente, Diego Gossler, explica que as sementes são captadas junto à natureza e que a regra é cultivar somente árvores nativas. O plantio é feito de acordo com a demanda. Diego exemplifica com a recente ação de recuperação das margens do Rio Areia, em que foram plantadas cerca de 350 árvores. A secretaria também faz doações das mudas.