Visitadora do programa Criança Feliz de Parobé recebe prêmio por boas práticas

Visitadora Elisandra Simonett Foto: Divulgação

Parobé – A técnica visitadora Elisandra Simonett, dos Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM) de Parobé, foi uma das profissionais vencedoras do Prêmio Nacional sobre Parentalidade: Boas Práticas de Visitadores na Pandemia, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, que neste ano evidenciou as boas práticas de visitadores na pandemia.

 

O trabalho inscrito por Elisandra, que é formada em psicologia, tem como título Cuidando das Emoções em Tempos de Pandemia – Covid 19. Ela foi uma entre 100 profissionais selecionados que, com as respectivas boas práticas durante a pandemia, proporcionou estímulo às crianças e o fortalecimento das famílias na primeira infância, mesmo que de forma remota.

 

Política pública pioneira

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é um programa do governo federal que visa a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Atendendo as famílias de baixa renda, com a proposta de acompanhar o desenvolvimento infantil, fortalecer os vínculos familiares e promover ações voltadas para as crianças de 0 a 6 anos, gestantes e pessoas com deficiência, o PIM uniu-se ao Programa Criança Feliz (PCF), em 2018.

Em Parobé, durante esse período de distanciamento social, as visitas às famílias participantes do programa estão sendo realizadas, em sua maioria, por meio de rede social, chamadas de vídeo, mensagem e até mesmo ligações e, eventualmente, as equipes ainda se dirigem às residências para visitas e atividades. Além do reconhecimento da premiação, que ocorreu de forma online, a psicóloga Elisandra Simonett também receberá um prêmio em dinheiro, que é destinado aos técnicos vencedores do prêmio para melhorar ainda mais as práticas profissionais.

PIM completa 15 anos em Taquara

No mês de novembro, o PIM completou 15 anos de atividades em Taquara. Atendendo principalmente as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, o Primeira Infância Melhor já acompanhou desde então 1.952 famílias, 319 gestantes, totalizando 2.424 crianças atendidas.

De acordo com Débora Coelho, coordenadora do PIM em Taquara, os atendimentos são realizados principalmente em bairros com maiores índices de vulnerabilidade social, como o Morro da Cruz, Empresa, Santa Maria, Eldorado, Ideal e Mundo Novo.

“Neste ano, devido à pandemia, os atendimentos passaram a ser realizados de forma remota, e as visitas presenciais se mantiveram para as situações específicas, com todos os cuidados e segurança necessários, garantindo o suporte às famílias atendidas”, explicou Débora.

Como forma de comemoração, está sendo distribuído para as crianças atendidas um kit composto por folheto informativo sobre medidas de prevenção ao coronavírus, álcool gel e uma máscara de tecido com desenho para colorir, acompanhada de canetinhas hidrocor.