Vila Germânica passa por reforma em Igrejinha

Vila Germânica fica no Parque Almiro Grings, local que sedia anualmente a Oktoberfest. Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Instalada em área nobre do Parque Almiro Grings, ao lado do principal acesso dos visitantes, a Vila Germânica está recebendo a atenção do município. Três unidades do conjunto de construções em estilo enxaimel estão sendo revitalizadas, com um investimento de aproximadamente R$ 150 mil. As obras já estão em andamento e têm previsão de conclusão em setembro.

O secretário de Planejamento, Jeferson Corá, explica que a pasta trabalha com duas vertentes: manutenção de estruturas já existentes e construção de novas estruturas. “Neste caso, a Vila Germânica necessitava dessa revitalização que vai estruturar novamente o espaço para visitação e também utilização nos eventos que são realizados no parque”, pontua.

A reforma prevê a troca completa da cobertura das três unidades e inclui a parte elétrica, o forro, os revestimentos e a pintura. “Teremos condições de utilizá-las durante qualquer atividade, em qualquer dia do ano”, frisa Corá.

O conjunto de oito construções arquitetônicas que remetem ao tempo da colonização alemã no município são um atrativo para os turistas durante o ano todo, mas principalmente no decorrer da Oktoberfest. Ao longo do evento, o espaço ganha uma decoração especial, além de servir para a comercialização da gastronomia típica.

História, tradição e cultura
O presidente da Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Tiago Petry, lembra que neste período sem a realização da festa, a ação do tempo foi determinante para a degradação de alguns ambientes e que a reforma visa principalmente a segurança dos visitantes destes espaços. “A Vila Germânica está inserida no contexto da Oktoberfest sendo um diferencial importante para a festa, porém, esta reforma não é somente importante para o evento de outubro, é também para o município de Igrejinha, pois poucas cidades possuem um acervo deste tipo”, desta, acrescentando que além de ser um ponto turístico, o local faz despertar o interesse pela cultura, história e a tradição germânica dos antigos imigrantes. A Amifest é a entidade que anualmente organiza a maior festa feita por voluntários do Brasil, com uma diretoria diferente a cada edição.

Integridade estrutural da vila
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, destaca que a necessidade de realização de melhorias se deve justamente para manter a integridade estrutural das casas, que foram construídas com a utilização de materiais históricos. “É importante para a gente manter esse contexto dentro do Parque Almiro Grings, essa lembrança histórica e cultural que é o estilo de construção enxaimel e manter esse atrativo que se integra dentro da nossa Oktoberfest, com a recriação de momentos históricos e de importantes estruturas que existiam na época da imigração, como a ferraria e a igreja”, cita Leandro.

Durante a realização da festa, além de servir como uma bela paisagem para fotos, a Vila Germânica também abriga o Museu do Imigrante, com móveis e objetos de época, para relembrar a vida e as atividades dos colonizadores alemães.