VÍDEO: Estação em Taquara capta meteoros no céu do RS

Região – As noites de quinta (6) e sexta-feira (7) foram de tirar o fôlego para muitos moradores da região. Isso porque vários foram os relatos de um “clarão” no céu, semelhantes a uma bola de fogo. Tudo se tratou da passagem de bólidos, espécie de meteoros. Os fenômenos foram captados pela estação da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), uma rede de colaboradores voluntários que faz registros no céu do país.

A câmera localizada no centro de Taquara é responsabilidade do pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Bramon, Carlos Fernando Jung. O equipamento monitora todo o Vale do Paranhana. Segundo ele, o meteoro desta sexta-feira foi extinto a 24,68km de altitude sobre o Rio Grande do Sul.

 

Já na quinta-feira, o possível fragmento de rocha especial, conforme a Bramon, teria o peso de sete a 12 quilos. A “bola de fogo” surgiu a 57 quilômetros de altitude, próximo a cidade de 25 de Mayo, na Argentina. De acordo com comunicado da Bramon, o meteoro viajou a uma velocidade média de 49,1 mil km/h até atingir a altitude de 27km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul.