Vale do Paranhana continua em bandeira vermelha

Foto: Divulgação/Governo RS

Região – Em nova atualização das bandeiras do Distanciamento Controlado, o governo estadual manteve a região R06 – Taquara na faixa vermelha das restrições por mais uma semana. A região é composta pelos municípios do Vale do Paranhana, além de Cambará do Sul e São Francisco de Paula. O anúncio foi divulgado no site do Modelo no início da noite desta sexta-feira (28). Os prefeitos e entidades têm até a manhã de domingo para enviar recursos para revisão da bandeira definida.

 

A partir do levantamento dos indicadores do modelo do Distanciamento Controlado, o governo do RS divulgou que “a Região de Taquara apresentou melhora em todos os indicadores que abrangem dados específicos da região, sendo que três foram avaliados em risco menor. Com a estabilidade na avaliação dos indicadores da Macrorregião Metropolitana, houve redução da média ponderada final, passando para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor Laranja. Região mantém-se em bandeira vermelha devido à trava para saída da situação de avaliação de risco alto prevista no modelo”, divulgou o governo estadual.

 

Confira os indicadores da região de Taquara, analisados pelo modelo do Distanciamento Controlado:

Foto: Divulgação/Governo RS

 

Segundo informações do Governo do RS, pouco mais da metade dos gaúchos está em área previamente classificada com bandeira vermelha. Os indicadores da 17ª rodada do Distanciamento Controlado apontam 10 regiões, com 240 municípios e 6,1 milhões de pessoas (54,1% da população), sob risco epidemiológico alto para coronavírus. “Há seis semanas, cerca de 10,2 milhões de habitantes – 91% da população –, estavam com bandeira preliminar vermelha, o que indica redução importante em áreas sob risco alto de contágio. O Rio Grande do Sul voltou ao patamar registrado há oito semanas, em 3 de julho, quando metade das então 20 regiões Covid foram classificadas previamente em alto risco”, divulgou o governo estadual.

 

A última atualização da secretaria de saúde do estado, às 14h57 desta sexta, contabilizou 120.739 casos confirmados da doença, e um aumento de 2581 em relação à última quinta (27). São 3.323 óbitos registrados em função da doença, e 108.985 pacientes recuperados (o que representa 90% dos confirmados). No momento, 75,8% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todo o estado estão ocupados, ou seja, 1.899 pacientes em um total de 2.504 leitos de UTI.