Vale do Paranhana adere a Campanha Nacional de vacinação e cidades se mobilizam para atendimentos

Foto: Divulgação

Começou nesta semana o período de vacinação para a prevenção da Gripe H1N1 em todo o território nacional. Inicialmente, serão vacinados integrantes do primeiro grupo, considerado prioritário: crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, grávidas em qualquer período gestacional e mulheres até 45 dias após o parto.

A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo poderá receber a dose, desde que tenha disponível. Grupo composto por trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com condições clínicas especiais, crianças e jovens de 12 a 21 com medidas socioeducativas, funcionários de prisões e presos. Em maio, no dia 4, o dia D da mobilização acontece em postos de saúde, que abrirão no sábado. A campanha encerra no dia 31 de maio.

Em Riozinho, a vacinação acontece no posto de Sáude do Centro, das 8h às 11h e das 13h ás 17h.

Em Igrejinha a vacinação acontece na Unidade Sanitária do Centro. No Bairro Viaduto, na Cohab, no Vila Nova, na Morada Verde e no Bairro XV de Novembro.

Vacinação no Vale do Paranhana também acontece

Alerta de quem entende do assunto

Jorge Amaral, enfermeiro responsável técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, pede uma atenção especial quanto ao assunto. “Esta doença acomete muito as pessoas, são doenças sazonais que com o frio vem com maior intensidade e temos que nos preparar, temos que imunizar a população dos grupos de risco. Já recebemos quatro mil doses, mas vamos receber mais, gradativamente”, comenta Amaral, destacando que Taquara sempre cumpriu as metas do Ministério da Saúde e que no ano de 2019 o munícipio vai seguir agindo conforme as orientações do Ministério.

Foto: Divulgação

Texto: Lilian Moraes