Unidade de Triagem, de Igrejinha, inicia atendimentos na segunda-feira (30)

Foto: Matheus de Oliveira.

Igrejinha – A Secretaria Municipal de Saúde, de Igrejinha, divulgou como será o funcionamento da Unidade de Triagem, locada no Parque de Eventos Almiro Grings, que terá o início das atividades na próxima segunda-feira (30), abrindo todos os dias, das 8h às 20h. A centralização dos atendimentos é uma medida de prevenção ao coronavírus.

Em vídeo veiculado pela Prefeitura de Igrejinha, o Médico Diretor Técnico da SMS, Helder Santos, explica que “todas as pessoas que tiverem sintomas de síndrome gripal, devem se dirigir a essa unidade central, a qual vai receber esses pacientes, cadastrá-los, encaminhá-los para o acolhimento inicial (medição de temperatura, aferição de pressão arterial, etc), posteriormente, sendo atendidos pelo médico que passará o tratamento a ser feito, para melhora do quadro. Casos de sintomas mais graves serão encaminhados para o Hospital Bom Pastor”. Helder pontua que pessoas pertencentes aos grupos de risco, devem continuar fazendo seu isolamento social, saindo somente em casos de extrema necessidade.

Com os pacientes de sintomatologia gripal centralizados na Unidade de Triagem, os demais centros de saúde ficam liberados para fazer o atendimento do grupo de risco, que são os idosos, diabéticos, hipertensos, que possuem alguma comorbidade ou que passam por tratamento oncológico. Para otimizar os recursos da Saúde, a orientação é que consultas já agendadas, de situações não agravadas, sejam remarcadas, para que os profissionais possam dar prioridade à quem mais precisa, nesse momento.

A secretária de Saúde, Simone do Amaral, destaca: “Os cuidados continuam, nós não estamos voltando à vida normal. É muito importante que a gente reconheça que nós precisamos ter muitos cuidados, redobrar a higiene, fazer uso do álcool gel, sair minimamente de casa”. Ela ainda acrescenta que esse é um momento de retomada gradual e consciente das atividades, não uma uma liberação para aglomerações e voltar a frequentar locais desnecessariamente.