Unidade de Saúde Preventiva do Sesc inicia atividades hoje em Igrejinha

Foto: Carlos Zardo

Por Weslei Fillmann

Determinados a reduzir a fila de espera para a realização de exames de rotina em Igrejinha, a Prefeitura fechou uma parceria temporária com o Sesc, o Serviço Social do Comércio. A partir do fechamento do contrato, no final do ano passado, a Unidade de Saúde Preventiva vai vir para Igrejinha, fornecendo atendimentos, consultas e exames para toda a população.

 

O veículo adaptado para os serviços, com equipamentos e profissionais qualificados, vai estar no Parque de Eventos Almiro Grings, ou Parque da Oktoberfest, a partir do dia 7 de março, permanecendo até o dia 14 de abril. Como o próprio nome diz, o objetivo dos serviços prestados é reduzir o tempo de diagnóstico de problemas de saúde. Os horários de atendimentos vão ser das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para obter o serviço, a Prefeitura de Igrejinha alocou R$ 39.200,00. De acordo com o secretário de Saúde, Vinício Wallauer, esse valor é considerado baixo pois toda a estrutura é do Sesc. Equipamentos e profissionais são disponibilizados pelo serviço, não necessitando obras de ampliação de UBSs no município e contratação de novos servidores.

Apesar de ser um serviço temporário, é esperado que o atendimento consiga normalizar a fila de espera para consultas de rotina, que levam cerca de três meses para serem realizados.

Atendimentos direcionados para as mulheres

O secretário de Vinício destaca o intuito de cuidar da saúde feminina em Igrejinha. O mês de março é considerado o mês da mulher, pois no dia 8 é o Dia Internacional da Mulher.

A maior parte dos atendimentos será destinada para esse público, como mamografia, ecografia transvaginal e ecografia mamária. No entanto, algumas das áreas possuem um determinado número de procedimentos.

Na ecografia mamária, serão 400 consultas e 140 exames; a mamografia de rastreamento vai contar com 300 exames; enquanto que o citopatológico, que é o exame do colo do útero, são 150 exames. Os outros procedimentos que serão realizados, seja para as mulheres ou o público em geral, não há limite, ficando disponível enquanto a unidade móvel permanecer no município.

Após realizados os exames, eles são encaminhados para São Paulo, onde há um laboratório, que retorna para o setor de regulação de Igrejinha. A partir disso, são feitos os próximos procedimentos, se necessário, com o médico que fez o primeiro atendimento.

Atendimento humanizado e qualificado

Vinício Wallauer comenta sobre a característica do atendimento da Unidade Móvel do Sesc. “É um atendimento humanizado que busca dar conforto para os pacientes. A Unidade Móvel do Sesc é muito bem equipada para dar uma excelente condição à realização dos exames”.

O secretário comentou também que o serviço já esteve uma vez em Igrejinha, em meados de 2016-17. Como é um trabalho itinerante, é difícil adequar um período de tempo para atender nos municípios.