Uma cidade mais arborizada agora, para um futuro mais saudável é o que motiva ações da Secretaria de Meio Ambiente

O contato com a natureza pode melhorar o dia de qualquer pessoa. Mas, quando se está no meio de um centro urbano, esse contato acaba por ser limitado às árvores e plantas presentes nos canteiros da cidade. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou um mutirão para embelezar os canteiros da cidade e trazer mais vida para o dia a dia dos taquarenses. Os trabalhos começaram no mês de abril com o plantio de flores na lateral do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede do Executivo Municipal, e junto ao canteiro central da rua Tristão Monteiro, principal via de acesso a região central do município.
De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff, um mutirão de servidores da própria secretaria realizou o plantio de aproximadamente 300 mudas de flores, como cravos, amor-perfeito, entre outras espécies de plantas mais resistentes ao frio. “Nossa proposta é deixar a cidade cada dia mais bonita. Essas flores que estamos plantando nos canteiros instalados em locais públicos deixarão as ruas mais coloridas e alegres para os taquarenses e também para os visitantes que passarem por aqui”, analisa Laura.
Os próximos passos, segundo a secretária, são de seguir com o projeto de arborização das vias públicas, fazendo o plantio de árvores nos bairros da cidade, onde já há canteiros a espera de novas mudas.

Canteiros centenários também foram restaurados

14 canteiros centenários foram revitalizados Foto: Cleusa Silva

Quem passar pela rua Doutor Edmundo Saft, ao lado da Prefeitura de Taquara, irá se deparar com os 14 canteiros centenários que enfeitam a via, revitalizados e deixando a cidade ainda mais bonita. Os canteiros iniciam na rua Júlio de Castilhos, ao lado da Praça Marechal Deodoro, e, seguem pela Doutor Edmundo Saft, até o cruzamento com a rua General Emílio Lúcio Esteves. Em cada canteiro serão mantidas ou plantadas azaléias e estremosas. As demais árvores e plantas que hoje integram os canteiros serão retiradas e replantadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Taquara – Escolas mais sustentáveis com os Ecopontos

Projeto desenvolvido nas escolas do município busca incentivar a reciclagem

Buscando incentivar a reciclagem de resíduos no município e expandir as ações já trabalhadas nas escolas da rede municipal de ensino, desde 2017, as escolas, através de um projeto da Educação Ambiental, em parceria com o Meio Ambiente, estão recebendo os Ecopontos, ou Pontos Ecopedagógicos, destinados a reciclagem de resíduos sólidos. Recentemente foi inaugurado o Ecoponto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Taquara, com contêineres maiores, espaço criado com a proposta de realizar a gestão ambiental de suas dependências e incentivar a reciclagem de resíduos sólidos no município.
Para a coordenadora da Educação Ambiental em Taquara, Sabrina Guarani-Kaiowá Amaral, é preciso ter consciência dos resíduos que geramos. “Convidamos a comunidade a participar desta iniciativa, podendo trazer seus recicláveis ao nosso ecoponto. Aqui no ecoponto da SMECE os taquarenses poderão depositar apenas os seus resíduos recicláveis sólidos, que são papel, papelão, plástico, vidro, e metais, como aço ou alumínio”, explica.

Município conta com 12 ecopontos

Destinação correta de resíduos secos é imprescindível para uma vida mais saudável Foto: Divulgação/Cleusa Silva

Texto: Gabriela Cardozo

Foto principal:  Cleusa Silva