Uma cidade cercada por natureza e belas paisagens

Três Coroas – Desde a região central até as áreas mais remotas, Três Coroas presenteia seus moradores e visitantes com belas paisagens e ambientes cercados por natureza. Os cenários atraem visitantes e inspiram a prática de esportes de aventura pela cidade.

As opções são variadas e passam por trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, cascatas e empreendimentos às margens do Rio Paranhana. “Na área central da cidade temos três cascatas: a Mointain Dew, que é no bairro Águas Brancas; a Cascata do Mel, que integra nosso roteiro de volta nos parques de aventura; e a mais conhecida dos moradores, a Cascata de Sander”, lista o diretor de Turismo, Cristian Krummenauer.

Para incentivar a prática esportiva e atrair visitantes, o município recentemente concluiu a instalação de placas de sinalização das rotas. Os caminhos autoguiados possuem diferentes níveis de dificuldade e em abril atraíram um grupo de 40 visitantes que foram conhecer o projeto. Os entusiastas ficaram hospedados na cidade, consumindo as opções gastronômicas e atrativos de entretenimento oferecidos.

Rotas 
Reconhecendo os potenciais naturais da cidade, a Prefeitura elaborou oito rotas para os amantes de atividades em meio à natureza. Elas passam por parques, empreendimentos rurais, prédios históricos e atrativos como as cascatas, além de proporcionarem diferentes paisagens das montanhas que compõem o Vale do Paranhana. Os percursos podem ser acessados no site visitetrescoroas.com.br.

O papel do município em relação à manutenção e cuidado das áreas naturais é fiscalizatório. Para o uso e exploração de áreas de preservação ambiental permanentes, como os parques de aventura, as regulamentações seguem legislações municipais, estaduais e federais. “Muitos desses locais são privados, e podemos regulamentar o uso através de leis. Nas áreas públicas, como a orla do Rio Paranhana, é competência da cidade a manutenção”, explica o biólogo Fernando Soares.