Turismo de Igrejinha segue em grande expansão

Uma das áreas mais impactadas pela pandemia foi o setor de turismo. Com a necessidade de isolamento, muitas atividades desse segmento foram afetadas e precisaram de novos estímulos para seguirem com seus negócios. Mas em Igrejinha o cenário é diferente, conforme detalha o secretário de Turismo e Cultura, Juliano Muller. “A pandemia afetou muito esse setor, mas o turismo de Igrejinha, podemos dizer que foi beneficiado, porque as pessoas procuraram hábitos mais saudáveis, passaram a ter mais contato com a natureza e a cidade já vinha há um bom tempo trabalhando o conceito do turismo rural, turismo esportivo, que trazem a aproximação do visitante com o meio ambiente”, disse ele.

Nesse sentido, Igrejinha trabalha com a rota do Caminhos do Rural Saudável, que oferece um contato direto com a natureza, potencializando hábitos saudáveis. Conforme a chefe do escritório municipal da Emater de Igrejinha e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Miriam Carnetti, atualmente 12 propriedades da cidade integram o roteiro e que oportunizam a vivência de antigos hábitos e culturas do interior. “Nesse caminho, os turistas podem adquirir as produções das famílias que seguem todos os padrões de sustentabilidade”, ressaltou Miriam.

Além do Caminhos do Rural Saudável, que é uma atividade exclusiva de Igrejinha, o município trabalha em parceria na região para oferecer novas opções aos turistas. “Não como pensar o turismo de forma individual, é necessário ter um olhar regional”, citou Juliano. “Estamos trabalhando isso no conselho de dirigentes de turismo da região para oferecer, por exemplo, um turismo de aventura com opções de rafting em Três Coroas, voo livre em Igrejinha e ciclismo e mountan bike em cascatas de Rolante”, finalizou o secretário.