TRT-RS passa a disponibilizar em tempo real dados sobre aquisições de bens e contratações de serviços

Crédito: Secom TRT4/Divulgação

Estado – O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passou a disponibilizar, em seu site, informações em tempo real sobre a execução do seu Plano de Gestão de Contratações 2020.

Com acesso liberado aos cidadãos, a ferramenta disponibiliza, de forma prática, os dados relativos a aquisições de bens e a contratações de serviços na Justiça do Trabalho gaúcha. Além de facilitar o trabalho do público interno, a ferramenta amplia a transparência da Instituição junto à sociedade.

No painel, o usuário pode visualizar, de maneira rápida e fácil, todo o planejamento das contratações para o exercício: as demandas previstas e encaminhadas, inclusive por área e por modalidade (licitação, compra direta, e outras), e a situação atualizada de cada uma delas.

O painel é acessado pelo menu Transparência/Finanças/Licitações/Plano de Gestão das Contratações, do site do TRT-RS. Para acessá-lo direto, clique aqui.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre a Diretoria-Geral, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do Tribunal.

Plano de Gestão de Contratações

O Plano de Gestão das Contratações é elaborado anualmente pela Secretaria de Administração do TRT-RS, com base na proposta orçamentária aprovada para o Tribunal, e permite o planejamento e consolidação das demandas que serão realizadas ou prorrogadas para o exercício seguinte.

O planejamento auxilia na tomada de decisões, gera maior previsibilidade na gestão dos recursos e antecipa eventuais cenários de riscos para o cumprimento dos prazos de execução do orçamento.

Estão previstas duas revisões anuais, nos meses de abril e setembro, que podem resultar na inclusão ou na exclusão de demandas. Ao fim do exercício, é apresentada uma análise comparativa entre a execução inicialmente planejada e a decorrente das revisões realizadas.

Os objetivos do Plano de Gestão das Contratações são os seguintes: