Três Coroas sediará Campeonato Pan-Americano de Canoagem de 2023

Etapa vai classificar atletas para os Jogos Pan-Americanos Foto: PMTC

Três Coroas – Depois de sediar o Campeonato Sul-Americano de Canoagem em novembro do ano passado, os olhares se voltam novamente para as águas do Rio Paranhana no fim deste mês. Entre os dias 28 e 30 de abril, cerca de 150 atletas, de dez países, fazem de Três Coroas a capital do esporte durante o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross de 2023. O evento oficial da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC), com organização da CBC – Confederação Brasileira de Canoagem, será no Parque das Laranjeiras.

 

A disputa para sediar essa importante competição foi acirrada. Três Coroas concorreu com a cidade de Kananaskis, no Canadá, que candidatou-se alegando a necessidade de rotatividade entre os continentes norte e sul, já que o Pan-Americano de Canoagem 2024 está confirmado para o Rio de Janeiro é será classificatório para as Olimpíadas de Paris, na França. O Campeonato Pan-Americano de Canoagem em solo gaúcho classificará para os Jogos Pan-Americanos já confirmados, também para o ano que vem, em Santiago, no Chile.

Os preparativos estão sendo organizados com muito esforço e dedicação de voluntários, que se dispõem a cuidar de cada detalhe. A cidade e o clube local de canoagem, a Associação Trescoroense de Canoagem (ASTECA), têm sido de grande ajuda no processo de planejamento e preparação para a competição.

Potencial esportivo

“Três Coroas sediou o Mundial de Canoagem em 1997, quando fui prefeito. Com o passar dos anos e a pandemia, os campeonatos deixaram de ocorrer aqui. Queremos resgatar isso. Nada se faz sozinho, mas com a união das entidades e a vontade do Poder Público, colocaremos nosso município novamente no cenário mundial da canoagem”, afirma o prefeito Alcindo de Azevedo.

Retomada de eventos

Para o diretor de Turismo de Três Coroas, Cristian Krummenauer, é uma honra voltar a receber essas competições internacionais na cidade. “Essa competição é a consolidação da retomada dos eventos internacionais na pista de canoagem do Parque Municipal das Laranjeiras. A gente vem numa crescente e acreditamos que toda vez que é feita uma competição aqui, os atletas levam um pouco da identidade trescoroense e das experiências das corredeiras do Rio Paranhana”, conta.

O diretor ainda comenta que organizar um encontro deste porte, coloca Três Coroas novamente no calendário internacional da modalidade. Além disso, consolida o trabalho de excelência feito há muitos anos por todos que estiveram à frente da organização dos eventos de canoagem no município. No ponto de vista do turismo, coloca Três Coroas na vitrine continental, destacando o Rio Paranhana como cenário de um dos mais importantes atrativos turísticos que é o rafting.