Três Coroas receberá inventário do Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Foto: Emerson Fraga

Por Prefeitura de Três Coroas

A Faccat  entregará a Administração Municipal de Três Coroas, no dia 23 de junho, o registro de aproximadamente 60 bens materiais e imateriais inventariados através do projeto “Desenvolvimento do Turismo no Paranhana – Inventariação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Três Coroas”.

O projeto foi apresentado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Paranhana – Coerede, resultante da Consulta Popular e aprovado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.  A pesquisa, realizada pelas pesquisadoras Elaine Smaniotto, Dalva Reinheimer, Andrea Rahmeier e Elen Waschburger e os alunos bolsistas do curso de história, Camila Brum, Carolina S. Moraes, Kennedy Felipe Behling Azevedo e Richard Boher Souza, e outros pesquisadores voluntários, teve apoio da comunidade, através de depoimentos, acesso à acervos de fotografias e jornais.

O projeto foi desenvolvido de setembro de 2021 a junho de deste ano.

O Projeto tem como objetivo a identificação da evolução urbana e rural do município, das modificações ocorridas nos espaços culturais e naturais, ao longo do tempo, por meio da inventariação do patrimônio cultural, em suas diferentes vertentes, considerando o desenvolvimento da região do Paranhana, em especial o setor turístico. O é um exercício que aciona a história e a memória nas diferentes leituras sobre o passado do Três Coroas. Dentro desse contexto, torna-se uma ferramenta de preservação, e também de valorização, salvaguarda, pesquisa, planejamento e educação patrimonial. A pesquisa apresenta diferentes abordagens historiográficas, na tentativa de realizar estudos e interpretações de aspectos físicos, fotográficos e históricos e de narrativas orais realizadas por pessoas que viveram e/ou vivem no local. Dessa forma, não serão perdidas as raízes da fundação e formação da localidade, e a inclusão de todos os sujeitos envolvidos. Este processo implicará no fortalecimento dos elos entre a cultura, a identidade e o patrimônio cultural, material e imaterial.