Três Coroas recebe redes da Sulgás para potencializar empreendimentos

 Região – Alvo para ser uma das empresas públicas do Governo do Estado a ser privatizada, a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) investe com recursos próprios R$ 3,5 milhões em uma rede de gás, que no futuro, integrará a rede de Gás Natural Comprimido (GNC) entre os municípios de Igrejinha e Gramado.
Considerado um dos grandes investimentos da companhia pública em 2019, a rede terá 6,5 quilômetros e parte de Igrejinha até Três Coroas. A primeira etapa vai atender, inicialmente, a um posto de combustível e a indústria Endutex, que já é cliente da Companhia, e uma das principais empresas do seu segmento, com alcance mundial, e um dos maiores produtores de têxteis técnicos, centrando a sua atividade na produção de têxteis revestidos a Poliuretano, PVC, acrílico e silicone.
A Sulgás contextualiza que outras indústrias, estabelecimentos comerciais e residências localizados nesse trecho poderão ser beneficiados pela oferta de gás. As obras já estão quase finalizadas, restando apenas a conclusão das travessias de pontes e de rios, que ocorrerá antes do fechamento deste primeiro semestre, informa a companhia.
Em paralelo a essa etapa, está em fase final o projeto de rede que interligará Três Coroas a Gramado, com aproximadamente 30km de extensão, e mais 10km de ramais de distribuição nas cidades de Gramado e Canela.
De acordo com o diretor-presidente, Rafael Pezzella, o investimento total do projeto Igrejinha – Gramado será de R$ 32 milhões (recursos próprios) para a construção de 46,5 km nas quatro cidades da Região das Hortênsias. A projeção atual é de um consumo de gás natural de 40 mil metros cúbicos por dia, considerando todos os segmentos (industrial, veicular, comercial e residencial). “Esse é um volume possível de ser deslocado para o GN, mas é claro, que se forem instalados mais empreendimentos na região, o número pode aumentar, e a rede poderá ir além do que está sendo projetado”, explica o dirigente da estatal.

Sulgás com mais consumidores

PREFEITURA
NÃO COMENTA

O Repercussão Paranhana, insistentemente, tentou contato com a Secretaria de Indústria e Comércio de Três Coroas. Porém, até o fechamento desta reportagem, o secretário, Jonas Fetter, não pôde responder aos questionamentos do significado e sobre a importância da Sulgás investir na região favorecendo o desenvolvimento.