Três Coroas projeta zerar fila de espera por vagas nas EMEIs

EMEI Waldemar Augusto Dreher, em Três Coroas Foto: Prefeitura de Três Coroas

Por Caroline Waschburger

Três Coroas – A Secretaria de Educação de Três Coroas está prestes a conseguir um feito inédito: zerar a fila de espera da educação infantil do município. Uma fila de espera é a forma que a Secretaria de Educação tem para liberar as vagas de creche. O critério utilizado é a ordem de inscrição, de acordo com a secretária de Educação, Viviane Rothe, pois a demanda é maior que o número de vagas oferecidas.

 

Buscando sempre a ampliação de escolas de educação infantil no município através da construção de novas salas de aula e otimização das existentes, entre outros acompanhamentos de alunos matriculados e transferências, a Secretaria de Educação conseguiu contribuir para que esta fila de espera por vagas, enfim, diminuísse. “A fila de espera não foi zerada, temos atualmente 145 crianças inscritas aguardando vaga de educação infantil. O que aconteceu de diferente é que estamos construindo novas salas nas escolas de educação infantil”, explicou a secretária Viviane. “Com a construção das novas cinco salas, sendo que são três salas na E.M.E.I. Waldemar Augusto Dreher e duas salas na E.M.E.I. Bem Me Quer, juntamente com as vagas que já estavam previstas para serem liberadas antes da paralisação, em função da pandemia, teremos 178 novas vagas para serem liberadas.”

 

Fila de espera deve zerar assim que as vagas forem liberadas após a paralisação

De acordo com a Secretária de Educação, a fila de espera funciona da seguinte forma: “os pais ou responsáveis pela criança vão até a Secretaria de Educação e o inscrevem na fila de espera para vaga de creche e, assim que a vaga é disponibilizada, entramos em contato com os pais e/ou responsáveis, para que estes venham até a secretaria, retirar a liberação da vaga e, então são encaminhados para a escola de educação infantil para fazer a matrícula da criança”, explicou Viviane.

 

Visão geral da educação

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a procura por vagas nas escolas também diminuiu.

Viviane disse que também houveram transferências da rede privada para a rede pública, especialmente no ensino fundamental. “Já na educação infantil não, pois a maioria das vagas ocupadas nas escolas privadas é comprada pelo município através de convênio”, explicou.

A secretária também explicou que assim que as novas 178 vagas forem liberadas, dependendo do decorrer da pandemia, as 145 crianças que ainda aguardam por uma vaga poderão fazer a sua matrícula nas EMEIs. As vagas só são possíveis graças às obras de ampliação realizadas pela Prefeitura Municipal de Três Coroas.