Três Coroas investe R$ 70.000,00 em EPIs prevendo o retorno presencial das aulas

Tapete sanitizante e dispensador de álcool em gel ficam na porta da EMEF Duque de Caxias Foto: Lilian Moraes

Três Coroas – Mesmo sem uma decisão concreta sobre a volta presencial das aulas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Três Coroas adaptou, recentemente, todas as escolas do município, com equipamentos de proteção individual (EPI), prevendo uma retomada.

 

Segundo a secretaria de Educação e Cultura, foi realizado um investimento de aproximadamente R$ 70.000,00 para a compra dos equipamentos. O recurso é oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e da portaria de nº 1857 de 28/07/2020, que prevê o repasse de incentivos financeiros aos municípios para combate à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Foram adquiridos: lixeiras com pedal e sem, suporte para papel toalha, papel toalha, viseiras de acrílico, álcool gel, recipiente para álcool gel, tapetes sanitizantes, produtos sanitizantes para os tapetes, termômetros e dispenser de álcool gel com pedal.

 

No total, Três Coroas atende 4550 alunos distribuídos em 17 escolas da rede municipal de ensino, entre educação infantil e fundamental.

 

Ponderações de quem vive o dia a dia

Marli Willig, diretora da EMEI Aquarela. “Os que vão voltar, voltam em período integral, mas é só uma parte das crianças. E seguindo todos os protocolos de cuidados.”

Carla Estigarribia, diretora da EMEF Duque de Caxias. “Estamos nos preparando. Recebemos os EPI’s, colocamos em prática e estamos trabalhando para receber quem quiser voltar.

Viviane Anaí Rothe, secretária de Educação e Cultura. “O ano letivo encerrará em fevereiro de 2021, cumprindo as 800 horas de aula. Podendo ser presencial ou à distância.”

Prioridades no retorno presencial

Viviane Rothe, secretária de Educação e Cultura de Três Coroas esclarece que caso haja uma decisão favorável ao retorno presencial das aulas, a SMEC dará prioridade para os alunos do 9º ano, classes de alfabetização e educação infantil. No dia 17 de novembro, uma reunião será realizada entre representantes dos municípios com a Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), para avaliar o cenário da doença na região e decidir sobre um possível retorno.

Volta presencial

Desde terça-feira (03), de acordo com a Secretaria de Educação trêscoroense, os atendimentos psicopedagógicos, atendimentos educacionais especializados e com as psicólogas nas escolas municipais, voltaram a ser realizados de forma presencial. Segunda-feira (09), o reforço escolar para alunos de 8º e 9º ano também retornará, conforme agendamento dos educandários com as famílias dos alunos.